A cozinha é um dos ambientes mais visitados de toda casa e, por esse motivo, também costuma ser um dos cômodos mais propícios à desorganização. Isso acontece por uma série de fatores, sendo o mais comum deles a dificuldade de organizar muitos itens em espaços reduzidos, como cozinhas de apartamentos pequenos.

Porém, não são só em pequenas moradias que o ambiente da cozinha pode ser tornar uma verdadeira confusão. Afinal, como este é um espaço com constante movimentação de pessoas, seus objetos podem acabar se espalhando e acumulando se não houver uma constante limpeza e arrumação, até mesmo em ambientes maiores.

Mas o importante é saber que existem alguns itens estratégicos que auxiliam na organização sua cozinha, de forma a otimizar esse espaço e torná-lo cada vez mais funcional, seja ele grande, pequeno, com muitos objetos ou não. Quer conhecê-los? Então veja nossas 5 dicas a seguir!

Ganchos para guardar canecas, copos, talheres

O espaço limitado pode tornar a organização um pouco mais complexa, porém, não impossível. E como espaços pequenos estão se mostrando cada vez mais comuns, principalmente nas grandes cidades, existem diversas alternativas no mercado para ajudar a driblar esse problema. 

Uma dessas alternativas são os ganchos para talheres e copos, por exemplo. Confira: 

Os ganchos são ótimos aliados das cozinhas organizadas, dando um toque de modernidade e estilo no cômodo. É possível encontrá-los nos mais diversos estilos, materiais e tamanhos. 😉

Aramados para organizar tampas, panelas, pratos 

Os aramados – itens com nome autoexplicativo – são peças feitas de arame utilizadas tanto como item decorativo quanto para tornar os ambientes mais funcionais. Ou seja, além de serem objetos bonitos, eles ajudam a organizar sua casa e muita vezes podem ser feitos especificamente para encaixar em locais estratégicos. Perfeito, não é mesmo?

Por exemplo, na cozinha, é possível utilizar aramados para organizar tampas de panelas, pratos, copos e o que mais você quiser, seja dentro dos armários, na parede ou até mesmo em gavetas aramadas. Veja alguns exemplos para se inspirar:

Funcionais e discretos, os aramados são uma ótima pedida para quem quer utilizar espaços geralmente vagos, como portas de armários e paredes.

Prateleiras para acomodar temperos, alimentos, louças

As prateleiras, sejam elas móveis ou fixas, também são ótimas aliadas na organização das cozinhas. Você pode instalá-las em cantos que normalmente não seriam utilizados, além de combiná-las com os outros itens de organização, como os ganchos e aramados que já citamos. Por exemplo:

Placas perfuradas para dispor utensílios cheios de estilo 

As famosas pegboards ou placas perfuradas podem ser utilizadas para pendurar os mais diversos itens da sua cozinha, como frigideiras, colheres, espátulas, tesouras e muito mais. Elas são um item decorativo descontraído que adicionam personalidade e estilo na casa, seja na cozinha ou em outros cômodos, e são ótimas para guardar itens que estão em constante utilização. 

Uma boa dica é aproveitar a exibição que as pegboards permitem para colocar à mostra seus utensílios mais bonitos 🙂 Se inspire com as imagens:

Divisórias de gavetas para organizar o que fica guardado

Mas, ao contrário das pegboards, nem tudo precisa ficar à mostra, não é verdade? Por isso, utilizar divisórias de gavetas é uma ótima maneira de manter a organização daqueles itens que não são tão utilizados ou que são mais delicados e, por isso, podem ficar guardados em gavetas e armários. 

As divisórias também são ótimas para separar alimentos, seja em gavetas de armários ou, até mesmo, dentro da geladeira. 😉

O que achou das nossas dicas de organização de cozinha? Se você já está um pouco mais inspirado para começar a colocar tudo no seu devido lugar, não se esqueça de continuar acompanhando nosso blog para se tornar um expert em organização! <3 

Author

Sou fascinada pelo universo da decoração e organização da casa - as duas andam juntinhas. Adoro um bom papo com café no fim da tarde e como boa mineira não dispenso um pão de queijo. Amo ver séries novas, principalmente as que são comédias ou sitcoms. Acompanho sempre a vogue e blogs de decoração.

Write A Comment