Pra muita gente, o sofá é o lugar favorito da casa. Chegar em casa depois de um dia puxado no trabalho e se jogar. Ou jogar conversa fora com o marido, a esposa, os filhos. Receber os amigos para um drink, uma cervejinha, um vinho. Ou correr pra casa só pra ver a série favorita que voltou na Netflix. Já pensou quanta história boa pode acontecer nesse lugar? Mas que tal parar um pouquinho agora e se perguntar: “como está a limpeza do meu sofá?”.

É sobre esse assunto que vamos tratar numa série de dois posts, com 10 dicas de como cuidar melhor do seu sofá, para garantir que o cuidado com a casa esteja em dia e esse cantinho tão especial seja sempre tratado com amor e carinho. Vamos nessa?

Como eu cuido melhor do meu sofá

Nesse grupo de ideias, vamos trazer dicas gerais de como deixar seu sofá longe de problemas.

Dica #1: Cuide do seu sofá todo dia

Mantenha seu sofá livre das sujeiras no dia a dia: farelo de pão, papeizinhos, linhas de roupas, pelos indesejáveis e por aí vai. A lista é gigante, mas se você passar a cuidar do seu sofá no dia a dia, nem que seja só passando a mão sobre ele para tirar o que está mais visível, já é um grande começo.

Dica #2: Proteja seu sofá

Escolha uma manta decorativa de sofá que combine com ele (e com você, é claro!). É estiloso e vai ajudar a proteger seu sofá de vários tipos de sujeirinhas indesejadas. E, cá entre nós, é bem mais fácil lavar uma manta de sofá do que o sofá inteiro, não é? Em breve, vamos trazer dicas de como usar as mantas de sofá pra você. Pode aguardar 😉

Dica #3: Coma em qualquer outro lugar

É uma delícia fazer aquele lanchinho no sofá. Mas é nessas horas que cai a pior sujeira sobre ele (e, o pior de tudo, dentro dele!). Alimento é orgânico. E orgânicos estragam, causam mau cheiro e atraem bichinhos indesejáveis. Não, não queremos nenhum bichinho dividindo o sofá com você, não é? Passe a fazer suas refeições na mesa da cozinha, no balcão americano, na bancada da sacada, em pé na pia, em qualquer lugar, menos no sofá, tá? 🙂

Dica #4: Impermeabilize seus estofados

A impermeabilização de sofá é uma técnica aplicada para evitar que alguns líquidos e até mesmo poeira penetrem nos tecidos. Lembra do encontro com os amigos? Já imaginou derrubar uma taça de vinho sobre o seu lugar favorito? Não dá! Mas se liga: a impermeabilização de sofás deve ser feita por empresas especializadas e confiáveis, porque existem alguns produtos inflamáveis que podem causar mais problemas em vez de soluções.

Dica #5: Proteja os braços do seu sofá

Os braços do sofá são áreas mais propensas a sujarem: sentamos; colocamos os braços e as mãos toda hora; apoiamos copos, pratos e outros utensílios, geralmente com alimentos e bebidas. Sem contar nos cantinhos… Quem nunca deixou cair alguma coisa no cantinho do braço do sofá? Uma dica (que já citamos aqui) é usar mantas para protegê-los, ou então outros acessórios de sofá, como bandejas ou esteiras para braços de sofás. Deixar ali alguns porta-copos também pode ser legal.

Você anotou 5 dicas até agora. Com elas, já consegue aumentar a vida útil e a qualidade do seu sofá. Se quiser descobrir como fazer a limpeza do sofá, continue com a gente nesse outro post da série. Ou pede um help que a gente vai correndo te ajudar! 

Author

Write A Comment