Uma secadora em casa ajuda à beça, principalmente se você mora em uma casa pequena, num apê ou studio. Mas é legal conhecer alguns truques para evitar que suas roupas encolham ou estraguem nela.

Cuidado #1: atenção a cada tipo de tecido

Cada tipo de tecido tem uma trama e é importante separar bem as roupas que você vai colocar na secadora das que combinam melhor com varais ou cabides. Roupas de algodão e de lã tendem a encolher em altas temperaturas, por exemplo. Sabe por que isso acontece? Porque são tecidos de fibra orgânica, e não sintética. É como se os fios fossem mais “bagunçados” e, por isso, entra mais água neles. Com a agitação da máquina de secar, acabam emaranhando os fios. Daí, depois que a roupa seca, esses espaços continuam bagunçados e não voltam ao normal com facilidade.

Cuidado #2: controle a temperatura da sua secadora

Quanto mais alta a temperatura, maior a chance de suas roupas encolherem. Mas programar a secadora para secar sem calor também não é uma boa ideia, pois vai demorar uma vida inteira! O ponto é encontrar o meio termo ideal para secar no tempo correto sem estragar nada. Roupas delicadas pedem temperaturas menores, por exemplo.

Cuidado #3: confira as etiquetas das roupas

As etiquetas trazem os cuidados necessários durante a lavagem da peça. Alguns tecidos não devem ir na secadora, para não esticar ou encolher. É melhor ter certeza que aquela blusinha ou camiseta “da hora” que você comprou não vai sair pior que entrou 🙂 Se as etiquetas não trouxerem os cuidados na lavagem da roupa, a gente recomenda que você siga da forma tradicional: priorize o varal ou um cabide para secar a roupa. É mais seguro e você vai poder aproveitá-la muito mais.

Agora, se sua dúvida é “o que fazer com a roupa que encolheu na secadora”, temos uma receita que pode ajudar:

  1. coloque condicionador de cabelo num balde com água morna, mergulhe a roupa encolhida e espere 20 minutos;
  2. estique a peça, com a mão, até o tamanho original (e cuidado para não esticar demais);
  3. pendure a roupa em um varal ou cabide e deixe secar naturalmente, sem torcer, espremer ou centrifugar.

Se sua peça encolhida não voltar ao normal, vale considerar usar mais apertadinha mesmo ou doar 😉

Tem mais dúvidas de como não deixar a roupa encolher na secadora? Fale com a UmHelp. Vai ser um prazer ajudar você a deixar sua casa e suas roupas sempre bonitas, organizadas e bem cuidadas <3

Author

Write A Comment