A higienização de produtos que trazemos de fora da nossa casa sempre foi de grande importância para a saúde de quem os consome. Mas, em tempos de coronavírus, a preocupação com a limpeza de alimentos e embalagens em geral se tornou um assunto ainda mais relevante, já que o novo vírus pode sobreviver por tempo considerável em alguns materiais. 

Sabendo disso, reunimos as melhores dicas de limpeza para que você se proteja de possíveis doenças, deixando seus produtos limpos e seguros para o manuseio e consumo. Quer saber o que separamos para você ficar tranquilo em relação à limpeza deles? Continue a leitura e coloque nossas dicas em prática!

A higiene começa da porta para fora

Para se prevenir corretamente, é importante lembrar que a higiene começa antes mesmo de levar os produtos comprados para dentro de casa. Durante a pandemia, alguns dos cuidados essenciais acabam sendo ainda mais rigorosos. Confira os principais:

Cuidados ao ir às compras

Tome cuidado quando for ao mercado
  1. Utilizar máscara protetora e trocá-la a cada 2h;
  2. Não levar as mãos ao rosto em nenhuma hipótese;
  3. Se manter a uma distância de 1,5 m de outras pessoas;
  4. Desinfetar superfícies com álcool em gel, como a barra do carrinho de supermercado;
  5. Escolher um horário menos movimentado para fazer compras;
  6. Deixar o celular em casa, se possível. Ele será um item a mais para higienizar!

Cuidados ao receber delivery

Se proteja ao receber encomendas!
  1. Utilizar máscara protetora para encontrar o entregador;
  2. Não levar as mãos ao rosto em nenhuma hipótese;
  3. Respeitar a distância de 1,5 m de outras pessoas na rua;
  4. Remover as embalagens das sacolas e eliminá-las em local seguro;
  5. Lavar bem as mãos com água e sabão, por 20 segundos.

Dica: Não existe comprovação científica de contágio do novo coronavírus por comidas prontas. É possível que ela seja contaminada se quem a cozinhou estiver doente, mas ainda não existem evidências de infecção por via alimentar.

Passo a passo para higienizar suas compras

Tomando as precauções que citamos anteriormente, você já estará garantindo metade da sua proteção. Agora é hora de aprender como terminar o serviço e deixar suas compras livres de qualquer sujeira ou contaminação que possa ter vindo no trajeto até você! Vamos lá?

Para se proteger especificamente do novo coronavírus, é importante saber sua sobrevida em superfícies comuns que encontramos nos supermercados e em casa. De acordo com uma pesquisa publicada no G1, o vírus sobrevive durante 3 dias em aço inoxidável e plástico; 1 dia em papelão e 4 horas em cobre. 

Ou seja, todas as embalagens e produtos que contiverem esses materiais devem ser esterilizados ao entrar em casa, como caixas de pizza e sacolas de supermercado, por exemplo.

1. Lave as mãos

Antes de colocar a mão na massa, é imprescindível higienizá-las corretamente: lave com água e sabão ou passe álcool em gel 70, massageando por 20 segundos, no mínimo. Não se esqueça de lavar as mãos sempre que encostar em produtos que não foram higienizados, ok? 🙂

2. Não coloque as compras na despensa

Ao trazer produtos não higienizados para sua cozinha, deixe-os separados dos outros itens e vá guardando conforme eles estiverem limpos. Assim você evita contaminar tanto outros produtos que você já tem em casa quanto as superfícies, como mesas e bancadas.

3. Higienize embalagens com água e sabão ou álcool 70

Tire os itens das sacolas e divida-os por embalagem, pois cada uma delas exige um tipo diferente de limpeza. Embalagens mais resistentes, como vidro e plástico, podem ser higienizadas com água e sabão ou detergente. Utilize uma esponja para facilitar o processo e enxague normalmente com um pano de prato 😉

Já embalagens de papelão, por exemplo, não podem entrar em contato com a água, portanto, devem ser limpos com álcool. É simples: borrife o álcool 70 em um pano seco e passe por toda a embalagem.

4. Deixe frutas e vegetais em imersão

A limpeza de frutas, hortaliças, verduras e legumes é diferente dos produtos que citamos, já que se tratam de alimentos orgânicos que não vem em embalagens industrializadas. Para matar germes e tirar as impurezas que podem vir com esses alimentos, é necessário deixá-los imersos de molho por 15 a 20 minutos na seguinte mistura: para cada litro de água corrente, colocar uma colher de sopa de água sanitária.

Você pode colocá-los todos juntos nessa mistura. Depois é só esperar agir, secar e guardar na geladeira. 🙂

5. Limpe as superfícies

Agora que você acabou de limpar e guardar suas compras, é preciso lembrar das superfícies nas quais elas ficaram. Com o auxílio de uma esponja, lave com água e sabão ou passe álcool 70 na pia, nas bancadas e também nas ecobags, se for o caso. Ah, não se esqueça de lavar as mãos novamente quando acabar todo o processo! 

O que achou das nossas dicas? Espero que você consiga higienizar todas as suas compras com nosso passo a passo para ficar despreocupado com sujeiras, vírus e germes. Caso você ainda precise da ajuda de quem entende de limpeza, não se preocupe! É só pedir um help que vamos até você 😀

Author

O fã #1 do Vinagre. Sempre procurando uma nova dica ou forma de limpar a casa para tornar esse processo ainda mais fácil. Nas horas vagas libero a energia com uma boa corrida e estou sempre disposto pra um bom café - ainda mais se for um expresso! Descobrindo a saúde na limpeza, um produto novo por vez.

Write A Comment