Você sabia que existem produtos mágicos escondidos na nossa cozinha, que podem transformar a forma como você cuida da sua casa e das suas roupas? Estamos falando do vinagre (e já falamos bastante de como usar vinagre na limpeza da sua casa em outro artigo). Dessa vez, vamos ensinar como usar vinagre para lavar roupas, um produto multiuso que esconde vários segredinhos – até agora 🙂

O vinagre pode ser usado como substituto do sabão em pó ou sabão líquido, do alvejante e até do amaciante de roupa – essas são as 1001 utilidades do vinagre. Por tudo isso, o vinagre passou a ser um aliado e tanto na hora de lavar roupa, porque não agride o ambiente como os produtos químicos tradicionais e é bem mais barato que qualquer amaciante, sabão ou alvejante. Vamos aprender como usá-lo, então?

Vinagre no lugar do amaciante

Coloque 1 xícara de vinagre branco no lugar do amaciante para garantir roupas macias e limpas, sem deixar cheiro algum. Além de amaciar, o vinagre ajuda na remoção de manchas.

Vinagre para substituir o alvejante

Não é só para amaciar, não. O vinagre também pode ser usado nas roupas brancas. Separe só as peças brancas para a máquina de lavar, tanquinho ou lavagem à mão mesmo. Com uma xícara de vinagre diluída em água ou no compartimento próprio do alvejante da sua máquina de lavar, você consegue deixar roupas brancas ainda mais brancas. A gente já testou e funciona. Quer que a gente teste pra você? É só chamar! 🙂

Vinagre para multi benefícios

Que o vinagre tem muitos benefícios você já sabe. O que você pode não saber (ainda) são os outros benefícios do vinagre na lavagem das roupas. Sabia, por exemplo, que o vinagre elimina as bactérias que vivem na sujeira das roupas? E sabia que ele também elimina os fiapos das roupas, pois atua contra a eletricidade estática das peças? E que o vinagre também reforça a cor dos tecidos tingidos? Uma dica é deixar as roupas coloridas de molho por 10 a 15 minutos num balde com água e vinagre antes da primeira lavagem, assim você pode bater tudo na máquina depois sem se preocupar em manchar as peças vizinhas.

O vinagre pode ser usado para remoção de manchas de diferentes tipos também. Veja só:

Para manchas de suor:

Pegue 1 colher de sopa de vinagre para cada 250 ml de água (1 colher para 1 copo americano). Use essa proporção para preparar uma solução morna e coloque a peça manchada de molho. Aguarde 15 min, retire e torça a peça e lave-a normalmente. Você vai logo ver que a mancha vai diminuir ou mesmo desaparecer.

Para outras manchas:

Misture 3 colheres de sopa de vinagre, 2 colheres de sopa de detergente líquido e 4 xícaras de água. Passe essa solução sobre as manchas que você quer remover, deixe agir por um tempinho curto e lave a peça na sequência. Nada de ficar esfregando, esfregando, até porque pode esticar sua roupa – e ninguém quer estragar roupa de ninguém 🙂

Vinagre para limpeza da máquina

Não são só as roupas que se beneficiam do vinagre; a própria máquina de lavar também pode ficar limpinha com ele. Coloque uma xícara de vinagre branco no compartimento de sabão e coloque a máquina para trabalhar sem nada dentro. O vinagre age como um potente limpador, para remover as sujeiras e odores que se acumulam por conta da umidade.

Parece mágica, a gente sabe, mas é só um pouco de conhecimento técnico sobre como deixar a casa limpa mesmo. Você já sabe que pode contar com nossa ajudinha para roupas mais limpas e cheirosinhas, não é? E pode pedir um help para várias outras coisas também, como limpar a casa, como passar roupa e tudo aquilo que estiver relacionado ao cuidado da sua casa ou ao cuidado do seu apê. Quer um help? Toca aqui!

Author

Write A Comment