Sabe aquele assado de domingo? E aquela torta gostosinha, fresquinha, que ninguém resiste quando sai do forno? Sim, é dele que vamos falar hoje. Ele, que é mais especial do que a gente imagina e um protagonista na arte da culinária. E mesmo que você não use seu forno com frequência, é bom mantê-lo sempre limpinho. Caso contrário, você corre o risco de atrair uns bichinhos indesejáveis, como baratas e formigas, atrás de restos de comida – além do mau cheiro que os alimentos podem dar quando apodrecem. Mas não queremos falar de coisa ruim aqui… Queremos trazer dicas de como limpar o forno, que sempre parece mais difícil que limpar o restante do fogão, mas isso não é verdade. A gente vai te mostrar que fazer a limpeza do forno não tem mistério algum 😀

A primeira coisa que você precisa descobrir é qual tipo de forno você tem em casa: autolimpante ou comum?

Como funcionam os fornos autolimpantes?

Você sabia que alguns fornos já vem com essa função? Deixa a gente te explicar[LM1]  como funciona um forno autolimpante: eles são revestidos de esmalte especial e de uma estrutura com pequenos poros. Quando você está preparando comida neste tipo de forno e respinga gordura, caldos ou farelos no revestimento, acontece uma reação química que transforma este respingo em cinzas.

O processo de autolimpeza dura de 2 a 6 horas. Depois disso, é só esperar o forno esfriar e passar um pano úmido para tirar os resíduos que ficam. Bem prático limpar fornos assim, não?

Como limpar os fornos comuns?

A limpeza dos fornos comuns pode até não ser tão prática quanto a faxina de fornos autolimpantes, mas também é um trabalho bastante tranquilo.

O primeiro passo é retirar as grades e prateleiras de dentro dele. Você vai ter que lavá-las na pia, igualzinho você faz com as grandes que ficam na parte externa do fogão – aquelas onde você coloca as panelas, sabe? Lave com detergente e use a parte macia da bucha para remover os resíduos. Quer saber dicas de como limpar o fogão? A gente te ajuda também.

Quando você for limpar as paredes do forno, é muito importante tirar o fogão da tomada e fechar o registro de gás. Esse cuidado é fundamental! Se o seu forno não estiver acoplado a um fogão, mas for um eletro à parte, siga essa dica também. Com os devidos cuidados tomados, agora é hora de passar desengordurante nas paredes do forno. Deixe agir por alguns minutos e, em seguida, é só esfregar com uma buchinha – mas use o lado macio, para não arranhar seu forno. Depois que terminar, passe um paninho úmido pra tirar os resíduos de comida e o desengordurante.

Se quiser, ao final do processo, deixe o forno aceso por 10 minutos para secar.

Alguns detalhes importantes

Se o vidro do forno for removível, é legal retirá-lo para poder limpar. A limpeza do vidro do forno não é nada diferente do que você já fez até aqui: desengordurante (tipo um detergente neutro ou produtos parecidos), a parte macia da buchinha e um pouco de água.

Quando a comida impregnar demais ou tiver muita gordura acumulada nas paredes do forno, você pode aquecê-lo antes de começar a limpeza. Isso ajuda a amolecer as partículas de gordura e facilita a remoção. Só 3 minutinhos já são suficientes, tá? Mas atenção: nada de colocar a mão no forno quente, hein? Espera esfriar um pouquinho para não se queimar.

Quando o forno autolimpante também estiver muito sujo, você pode fazer uma pré-limpeza antes de iniciar o processo. A dica de como limpar o forno aqui é mesma: ligá-lo por 3 minutinhos, esperar esfriar um pouco e passar um pano para tirar os excessos. Depois disso, é só explorar a autolimpeza a seu favor.

Ah, a gente já falou aqui várias e várias vezes, mas não custa nada repetir: tire o fogão ou o forno da tomada e feche o gás sempre que for fazer uma limpeza manual na parte interna. Deixar as janelas todas abertas é importante também, para que o gás, se vazar, vá embora com facilidade. O autocuidado vem sempre em primeiro lugar! 🙂

Se mesmo depois dessas dicas bater aquela preguiça de dar a faxina no forno, pede um help pra gente que vamos aí te ajudar. Garantimos a limpeza do forno elétrico, do forno a gás, da limpeza do fogão e tudo mais que você precisar.

Author

O fã #1 do Vinagre. Sempre procurando uma nova dica ou forma de limpar a casa para tornar esse processo ainda mais fácil. Nas horas vagas libero a energia com uma boa corrida e estou sempre disposto pra um bom café - ainda mais se for um expresso! Descobrindo a saúde na limpeza, um produto novo por vez.

1 Comment

  1. Amei as dicas!! Segui esse blog e meu forno ficou brilhando e sem nenhum odor!! Saiu todo o cheiro do bacalhau e todo o respingo de azeite da Páscoa!!

Write A Comment