É uma verdade: pisos de madeira trazem conforto, deixam os ambientes mais quentinhos e são bem requintados. Mas outra verdade é que eles precisam de cuidados frequentes para manterem o brilho e uma vida mais longa, longe de cupins, manchas e marcas que tiram o requinte que falamos há pouco. 

A gente sabe que tem outros tipos de pisos que são mais queridinhos hoje em dia e que parecem mais fáceis de limpar. E a gente sabe também que os pisos de madeira estão cada vez mais em desuso. É exatamente por isso que escolhemos falar deles pra você hoje, para te convencer de que pisos de madeira ainda têm seus dias de charme e que adoramos limpá-los, porque somos treinados para lidar com todos os tipos de pisos e sabemos que os de madeira precisam de cuidados especiais. 

Então, se precisar de um help para dar um trato no seu chão de madeira, não hesite: peça uma ajuda pra gente hoje mesmo! 

Se o seu piso não é de madeira, a gente também já trouxe dicas de que produtos usar para a limpeza da casa em outro artigo. Dá uma olhadinha.

Mas vamos ao que interessa hoje:

Tipo de piso

A primeira tarefa que você tem em frente é identificar o tipo de piso de madeira que você tem em sua casa. Existem pisos que pedem uma limpeza mais pesada e uma camada de cera para dar brilho; outros não precisam da cera; outros, ainda, não podem entrar em contato com água de jeito nenhum! Qual tipo de piso de madeira é o seu? Comenta aí embaixo pra gente saber 🙂 

Piso de madeira natural: madeira maciça, de demolição, taco ou parquet

Para uma limpeza frequente, use uma vassoura com cerdas macias para remover o pó que se acumula sobre a superfície. Se você puder (e quiser) varrer uma vez por dia já está bom, mas a gente sabe que não dá tempo de garantir a limpeza da casa todos os dias, então uma “varridinha” dia sim, dia não, já garante menos pó, poeira e ácaros habitando seu piso de madeira. Aspirar o chão também é uma saída bem mais rápida e eficiente e evita que o pó saia do chão e vá morar em seus móveis. 

Depois, finalize a limpeza do chão com rodo, pano úmido com água e sabão, e volte por toda a superfície com um pano seco, para não deixar a umidade secar naturalmente sobre seu chão de madeira. Lembre-se: quanto mais distância da água, mais durável será sua madeira.

Em chão de madeira natural, a cera é bem-vinda e você pode escolher entre cera em pasta ou líquida. Aí é o que você mais preferir 😉

Piso de carpete ou laminado

Para pisos laminados, não recomendamos usar nem o pano úmido para a limpeza. Adote um aspirador de pó e uma vassoura de cerdas macias para a remoção do pó e um pano seco depois para retirar qualquer excesso. Isso para o dia a dia, tá? 

Na hora de uma limpeza pesada da casa, 1 vez por semana ou de 15 em 15 dias, você pode passar um pano levemente umedecido para remover o pó, mas nada de usar panos pingando água, muito menos lavar o chão. 

Deixe a cera longe de carpetes de madeira ou pisos laminados. Ela pode manchar seu chão.

Manchas no chão de madeira

Um paninho úmido só pode não remover as manchas no seu chão de madeira. Por isso, reunimos aqui algumas dicas para remover as manchas do chão. Anota aí:

Manchas de suco, refrigerante, café ou, a mais assustadora delas, de vinho

Nossa dica para remover manchas de piso de madeira é preparar uma receita caseira muito simples e eficaz: metade de água norma + metade de álcool. Misture os dois e crie uma solução de limpeza capaz de remover essas manchas. É possível que você precise esfregar seu chão. Nesse caso, evite escovinhas duras, que podem riscar sua madeira.

Manchas de óleo ou gordura

Se o chão da sua cozinha também for de qualquer material feito de madeira, essa dica é pra você. É comum espirrar óleo perto do fogão e o risco de derrubar gotas de óleo ou gordura na cozinha é maior que em outros ambientes. Se isso acontecer, você vai precisar de desengordurantes na limpeza.

Aplique o desengordurante, que pode ser até mesmo um sabão líquido neutro, sobre as manchinhas de gordura e deixe agir por 10 minutos. Depois desse tempo, use um pano úmido (mas não ensopado) para remover o excesso e, depois, com um pano macio e seco, seque a região carinhosamente. Aliás, sempre que for mexer com chão de madeira, seja carinhoso ou carinhosa, tá? É muito fácil riscar um chão de tacos ou até mesmo um chão de madeira natural.

Dicas gerais para proteger seu chão de madeira

Já falamos bastante da limpeza, mas separamos 10 cuidados para o chão de madeira que devem ser tomados para evitar que seus pisos estraguem rapidamente:

  1. Tirar os calçados ao entrar em casa;
  2. Colocar tapetes nos caminhos mais percorridos;
  3. Ficar longe da palha de aço e das escovinhas com cerdas duras;
  4. Evitar vassouras de cerdas duras;
  5. Adicionar protetores nos pés de cadeiras, mesas e móveis que você pode arrastar;
  6. Evitar arrastar os móveis – se precisar movê-los, peça ajuda e os levante;
  7. Fazer a manutenção sugerida, com aplicação de verniz e outros produtos, se necessário;
  8. Gerenciar a umidade: portas e janelas sempre abertas para a casa respirar bem;
  9. Limpar o chão com frequência, pelo menos uma vez por semana;
  10. Contratar uma dedetização nos primeiros sinais de carunchos ou cupins.

Chãos de madeira são lindos, confortáveis, requintados, sim. Cuidando bem deles, você garante uma casa ainda mais bonita e mais durável. Conte com a gente pra isso 😉

Author

O fã #1 do Vinagre. Sempre procurando uma nova dica ou forma de limpar a casa para tornar esse processo ainda mais fácil. Nas horas vagas libero a energia com uma boa corrida e estou sempre disposto pra um bom café - ainda mais se for um expresso! Descobrindo a saúde na limpeza, um produto novo por vez.

Write A Comment