Dá até pra ficar sem fogão, mas nem pensar ficar sem microondas em casa, não é mesmo? Esse eletro passou a ser um amigão na hora de matar a fome rapidinho, de aquecer a comida da geladeira, de preparar um leite quentinho ou descongelar seus alimentos de um jeito prático e rápido. Mas seja sincero: ele ajuda, mas sem os devidos cuidado vira tudo uma grande bagunça. E, depois que suja, dá um trabalhão limpar. Então, os truques de cuidado com o microondas hoje vão tentar responder à sua pergunta “como manter o microondas limpo durante o uso?”.

Cuidado #1: Use o papel filme a seu favor

O microondas aquece as moléculas de água dos alimentos, que se agitam bastante e podem causar “pequenas explosões”. Quem nunca descongelou uma lasanha e, depois, foi pego de surpresa com as paredes cheias de bolinhas de molho? Para evitar que tudo vire sujeira, aplique o papel filme em volta dos alimentos que vai aquecer e lembre-se de fazer pequenos furos nele, para que o ar quente circule.

Cuidado #2: Escolha potes e vasilhas corretamente

Existem alguns tipos de materiais impróprios para o microondas. É o caso de vasilhas com detalhes em metais. Potes e tupperware de plástico só devem ser usados se for para aquecer bem pouco. Caso contrário, priorize os refratários de vidro ou louça sem bordas. Uma dica é deixar as tampas semiabertas: elas vão proteger as “explosões” e, ainda assim, deixar o calor fluir no ambiente.

Cuidado #3: Acrescente um líquido em alimentos secos

Se for aquecer alguma coisa muito seca, que não contenha água em sua composição, considere adicionar um pouco de azeite ou leite. Lembrando que o microondas aquece a água, então ter líquidos é importante para que ele funcione bem.

Cuidado #4: Limpe o interior do microondas uma vez por semana

Manter a higiene desse eletrodoméstico é tão importante quanto prevenir a sujeira. Por isso, retire o prato de vidro e o círculo que o acompanha antes de começar a faxina. Depois, com um pano úmido com água, limpe todo o interior do aparelho e, com um pano seco, retire qualquer excesso de água. Ah, anota essa dica: evite produtos químicos para limpar o interior do microondas, pois deixam cheiro e podem entrar em contato com seus alimentos. Uma dica de limpeza do microondas é usar vinagre, uma saída econômica e eficiente contra as gorduras acumuladas nas paredes. Depois, é só montar tudo e pronto! Um microondas livre de sujeiras e pronto para você usar outra vez.

Cuidado #5: Lave as mãos antes de usar

Esse truque ninguém lembra, mas pode ajudar. Dedos engordurados vão sujar as teclas do seu microondas. O mesmo para as suas mãos, que vão entrar em contato com a porta pelo menos duas vezes. Lembre-se sempre de lavar as mãos para não ter que, a cada uso, voltar com um produto para tirar manchas e sinais da porta, dos puxadores e das teclas analógicas ou digitais.

Siga essas dicas e garanta um microondas sempre bem cuidado. Se quiser nossa ajudinha pra garantir isso, é só pedir um help. Vai ser uma delícia te ajudar!

Author

O fã #1 do Vinagre. Sempre procurando uma nova dica ou forma de limpar a casa para tornar esse processo ainda mais fácil. Nas horas vagas libero a energia com uma boa corrida e estou sempre disposto pra um bom café - ainda mais se for um expresso! Descobrindo a saúde na limpeza, um produto novo por vez.

Write A Comment