Morar sozinho tem muitas vantagens: todo o espaço só pra você, chegar e sair a hora que bem entender, organizar a casa do seu jeito, comprar móveis e decorações que combinam 100% com você, receber amigos e crushes quando quiser. Mas a cilada é que morar sozinho também significa folgar um pouquinho no cuidado com a bagunça do dia a dia. E ela vai acumulando, e acumulando, e acumulando… Além disso, não tem com quem dividir as tarefas e acaba sobrando tudo pra você. Agora, se esse é seu caso, você pode contar um help dos aplicativos de limpeza e terceirizar a limpeza da casa. Que tal? 🙂

Mas vamos ao assunto deste post: “como eu organizo já que moro sozinho?”. Descubra aqui 5 cuidados simples para manter a organização sempre em dia.

Cuidado #1: arrume a cama todo dia

Parece complicado, mas não é. Se você criar o hábito de estender a cama todo dia, você vai logo perceber como isso dá outra cara para o seu quarto. A gente já trouxe esse assunto pra você no artigo “como arrumar a cama igual a de hotel”. Vale a leitura! Se você vive em um studio, essa dica é mais importante ainda! Arrumar a cama é o 1º passo para começar o dia com o pé direito e com tudo no lugar.

Cuidado #2: guarde as compras assim que chegar em casa

Uma ideia de como deixar o apê organizado – ou a casa, se você é do tipo que prefere mais espaço – é guardar as compras de mercado assim que chegar. Não vale deixar pra depois, porque corre o risco de elas se misturarem com outras bagunças que fazemos ao longo do dia: roupas, calçados, utensílios de cozinha fora do lugar e por aí. Além disso, é importante guardar frios, iogurtes e outros itens de geladeira na hora, então você já resolve duas coisas de uma vez só.

Cuidado #3: evite o acúmulo de louça de um dia pro outro

A louça na pia é o que dá mais preguiça de lavar. Mas anota essa dica de como organizar sua cozinha: sujou, lavou! 🙂 Dica facinha essa, não é? A gente sabe que, na correria do dia a dia, não é nada fácil praticar isso, mas tente criar esse hábito e você vai ver que ninguém precisa perder muito tempo da semana dando aquele trato na bagunça da cozinha tudo de uma vez. Manter a organização é o jeito mais eficiente de economizar seu tempo e garantir a casa arrumada, principalmente se você mora sozinho ou sozinha.

Cuidado #4: junte uma máquina de roupa pra lavar (e não várias)

Encheu, lavou. O cesto de roupa suja não pode transbordar, hein! 😉 Essa dica parece óbvia, mas a gente sempre deixa juntar, e juntar, e juntar. Daí, depois, vai um dia inteiro para lavar tudo. E o pior é que, provavelmente, você não vai ter espaço suficiente no varal para secar tudo de uma vez. Uma dica que seguimos (e sugerimos) é chegar depois do trabalho e já colocar a máquina pra bater enquanto você prepara seu jantar (se for do tipo que ama a cozinha), enquanto come o lanchinho que trouxe da rua (se for do tipo prático), enquanto pede a comida no iFood ou no Rappi e espera ela chegar (se preferir a tecnologia). Depois disso, a roupa já vai tá prontinha pra botar pra secar. Agora, se você for usar secadora, se liga nesse outro post nosso para não deixar a roupa encolher.

Cuidado #5: conte com um help frequente pra manter a limpeza em dia

Manter tudo em ordem morando sozinho não é fácil, a gente sabe. Por isso, que tal contar com os aplicativos de faxina para ajudar a organizar a casa? É fácil usar, o preço cabe no seu bolso, porque você customiza só com o serviço que quer, e nem precisa estar em casa para receber a diarista! Se curtir esse help no seu dia a dia, chama a gente, tá?! Vai ser uma delícia ajudar você a limpar sua casa ou apê.

Author

O fã #1 do Vinagre. Sempre procurando uma nova dica ou forma de limpar a casa para tornar esse processo ainda mais fácil. Nas horas vagas libero a energia com uma boa corrida e estou sempre disposto pra um bom café - ainda mais se for um expresso! Descobrindo a saúde na limpeza, um produto novo por vez.

Write A Comment