Que delícia ver uma geladeira bem organizada, não é mesmo? Encontrar fácil o que você precisa, em vez de perder tempo pensando com a porta da geladeira aberta (quem nunca?) otimiza seu tempo e acelera seu lanchinho 🙂

Mas a gente sabe, também, que depois das compras dá aquela preguicinha de separar os produtos, organizar as frutas, dividir congelados e não congelados, guardar potes, saquinhos, caixinhas de alimentos.

Por isso, reunimos aqui algumas dicas de como guardar a compra na geladeira de um jeito prático e inteligente. São medidas que te ajudam não só a aprender como organizar o refrigerador, mas, também, como preservar os alimentos por mais tempo.

Entenda como funcionam as geladeiras:

Você já percebeu que, normalmente, os refrigeradores possuem o congelador na parte de cima? Isso tem um motivo: o ar frio é mais denso e tende a descer. Já o ar quente é mais leve e tende a subir. Esse processo se chama corrente de convecção.

Em uma geladeira, o ar frio é produzido mais intensamente no congelador. E, por causa da corrente de convecção, esse ar frio desce e ajuda a resfriar toda a geladeira mais rápido.

“Mas por que eu preciso saber disso, hein? É para organizar a geladeira ou passar no vestibular?”. Olha, pode até ser que isso caia no vestibular, mas nossas intenções aqui são outras: deixar a geladeira organizada e preservar os alimentos por mais tempo. Sabendo disso, você consegue priorizar os alimentos que precisam de mais refrigeração para a parte de cima da geladeira – é claro, se seu refrigerador não for do modelo invertido, aquele com freezer na parte de baixo, que é bem bonito também 🙂

Então, vamos pensar na organização da geladeira a partir dessa informação?

  • Peças de carne, pescados e produtos que precisam estar congelados não têm mistério de onde guardar: sempre no congelador – a não ser que você vá usá-los logo depois de comprar. Dica: nunca lave a carne antes de guardar. Isso pode tirar o sabor, alterar a textura e não ajuda muito na higienização, já que ela vai ser resfriada e, depois, cozida ou refogada em altas temperaturas.
  • Sabe aquelas gavetas superiores, que ficam logo embaixo do congelador das geladeiras tradicionais? Então, ali é um ótimo local para colocar frios, embutidos e laticínios. Nesse espaço, você mantém o alimento bem gelado sem necessariamente congelar. Você também pode colocar bebidas quando quiser mantê-las mais geladinhas.
  • Reserve a primeira prateleira para colocar ovos, alguns laticínios menos sensíveis – como manteiga e iogurte – e sobras de comida. Note que os ovos devem ficar nas prateleiras e nunca na porta. “Por que as geladeiras trazem bandejas para ovos nas portas, então?”. A gente também não sabe 🙂 Mas manter os ovos nas prateleiras de dentro é melhor para evitar a variação térmica e a perda de um ovo ou outro. Ah, e não guarde as sobras de comida dentro de panelas (é uma tentação, a gente sabe). Os potinhos de vidro ou de plástico são muito mais práticos e ocupam bem menos espaço. Invista neles!
  • Nas duas prateleiras de baixo, você distribui os doces, enlatados, caixas de leite, vinhos e sucos. Você também pode colocar as frutas que está consumindo. Por exemplo: higienizou as maçãs e vai comer com frequência durante a semana? Coloque na segunda prateleira, dentro de algum recipiente que for prático pra você.
  • A gaveta da geladeira é o espaço ideal pros dias de feira! Ali, você coloca as verduras, os legumes, as frutas e os temperos. Antes de guardar as verduras, é bom verificar se, entre as folhas, têm algumas já estragando. Se encontrar, descarte só essa parte e guarde o restante. Em pouco tempo, os temperos costumam escurecer na geladeira. Para desacelerar esse processo, armazene-os em sacos de papel ou potes forrados com papel-toalha.·  A porta da geladeira é a parte que mais sofre variação de calor. Por isso, o certo é colocar nela os alimentos que duram mais. A garrafa de água, por exemplo, pode ficar na porta. É um bom lugar, também, para o vinagre, o fermento em pó e os molhos – como o ketchup, a mostarda e o molho inglês. Tudo devidamente fechado, viu?

Outras dicas importantes de como cuidar da geladeira

Quando for organizar a geladeira, o ideal é não deixar muito coisa acumulada na primeira prateleira. O ar frio, que vem de cima (geralmente), tem que correr por todo o refrigerador. Por isso, nada de colocar panelas com comida lá dentro, como já dissemos. Lembre-se dos potinhos 😉

Sabe as frutas que você usa só quando faz sucos? Segue uma ideia bem prática: descasque e pique essas frutas, separe em potinhos fechados e coloque tudo no congelador. Assim, elas duram muito mais tempo, facilitam o preparo quando a sede bater e já deixam o suco bem geladinho quando você for preparar.

É sempre bom garantir a limpeza da geladeira, tá? Veja a validade dos produtos e tire de lá tudo que já passou do tempo. A gente te ajuda nessa,, se quiser, você sabe… Mas você pode fazer isso toda semana por conta também. É ótimo pra você saber exatamente o que tem em casa e o que realmente precisa comprar, pra não gastar com produtos repetidos, nem exagerar.

Desperdiçar comida não é legal… Quando você comprar novos alimentos, põe na frente os que já estão em uso e os que já estão para estragar. Com essa dica de como cuidar dos alimentos, você economiza no mercado e aproveita melhor suas compras, sem jogar nada fora.

Seguindo esses passos, você consegue ter uma geladeira organizada e bastante funcional. Além, é claro, de preservar bem os alimentos e evitar desperdícios. Agora, bateu aquela necessidade de última hora de limpar a geladeira, mas faltou tempo? É só pedir um help que a gente adora organizar, limpar, lavar – e nem precisa comprar os produtos para isso. A gente leva tudo pra você, tá?!

Aproveite também pra aprender a organizar a sua cozinha:

Author

O fã #1 do Vinagre. Sempre procurando uma nova dica ou forma de limpar a casa para tornar esse processo ainda mais fácil. Nas horas vagas libero a energia com uma boa corrida e estou sempre disposto pra um bom café - ainda mais se for um expresso! Descobrindo a saúde na limpeza, um produto novo por vez.

Write A Comment