Não é novidade pra ninguém que o mundo está em alerta contra o COVID-19, mais conhecido como Coronavírus. Escolas estão suspendendo as aulas; festas, shows e eventos sociais estão sendo cancelados; viagens estão sendo reprogramadas; muitas empresas estão liberando seus colaboradores para fazerem home office, ou seja, colocando todo mundo para trabalhar em casa. E daí surge uma série de dúvidas comuns a muita gente: como proteger minha casa do Coronavírus? Como eu posso limpar a casa para ficar seguro? Quais produtos de limpeza eu devo usar para me proteger do Coronavírus?

Pensando no seu bem-estar e no cuidado que você deve ter com sua casa, preparamos um especial sobre o assunto, para responder a essas e outras dúvidas sobre o coronavírus. Vamos nessa?

Como proteger minha casa do Coronavírus?

A higiene é a principal arma no combate ao vírus. Por isso, garanta que todos os cômodos estejam bem limpinhos. A gente recomenda, inclusive, fazer a higienização de pisos e banheiros duas vezes ao dia, se possível, e usar água sanitária diluída em água (são 9 partes de água para 1 de água sanitária!). Com um pano úmido, você faz isso rapidinho e diminui a chance de contrair o Coronavírus, além de dar uma ajeitadinha na casa.

Outro produto utilizado no combate ao Coronavírus é o álcool 70%. Se quiser, você pode substituir a água sanitária por álcool e usá-lo também na limpeza de todas as superfícies. Só tenha bastante cuidado, tá?.

Outra dica de como manter a casa livre do Coronavírus é deixar todos os ambientes bem arejados. Janelas e portas devem ficar abertas, para que o ar e o calor circulem livremente. O vírus odeia calor, sabia? Tanto que ele nem sobrevive em altas temperaturas… Por isso, nada de fazer home office com a casa toda fechada. E nada de deixar janelas fechadas para impedir que o vírus entre pelo ar – isso não vai funcionar.

Se alguém da sua casa apresentar qualquer sintoma do Coronavírus (como febre alta, tosse e dificuldade para respirar), é importantíssimo usar máscaras de proteção e evitar qualquer contato com as outras pessoas da casa, principalmente os mais velhinhos. Se tiver alguma visita em casa, seja de amigos ou mesmo de familiares em quem você confia, lembre-se: é hora de colocar as dicas de higienização em prática. Ah, e nada de compartilhar objetos pessoais, como toalhas de rosto, talheres, copos e por aí vai. Agora é o momento de tentar diminuir a contaminação e essas atitudes bem simples são muito eficientes nessa luta coletiva contra o vírus.

O que é o Coronavírus

O Coronvavírus vem de uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Essa onda de contaminação teve início dia 31 de dezembro de 2019, a partir de casos registrados na China, e agora ele está sendo espalhado pelo mundo por conta do contato entre as pessoas, que viajam e levam o vírus de um lugar para outro.

Ele recebe esse nome por conta do seu formato, já que parece uma coroa no exame microscópico. O período de incubação da doença, ou seja, do momento de contágio até o início dos sintomas, varia de 4 a 15 dias.

Ainda existem muitos fatores desconhecidos dessa doença que está se expandindo em alguns países do mundo, mas perdendo força em outros, como na China, por exemplo – onde tudo começou. Aqui no Brasil, várias ações para controle do Coronavírus estão sendo adotadas, mas a principal delas ainda é o autocuidado, então segue umas dicas que separamos pra você:

  • evitar lugares muito cheios e movimentados;
  • lavar bem as mãos com água de sabão (mas lavar bem mesmo, no mínimo 20 segundos em!);
  • evitar levar as mãos na boca, nariz e olhos;
  • usar álcool em gel sempre que tiver qualquer interação com superfícies, sobretudo em transportes públicos e ambientes com alto tráfego de pessoas ou quando não for possível lavar as mãos;
  • cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, se possível com um lenço de papel, garantido seu descarte depois. Se não for possível, use a parte interna do braço e não as mãos;
  • desinfetar objetos e superfícies sempre que puder, sobretudo se forem compartilhados (como maçanetas de portas, computadores e celulares, por exemplo);
  • ficar em casa se tiver qualquer sintoma da doença, como tosse, febre ou dificuldade de respirar.

Se você quiser mais informações sobre o Coronavírus, acesse o Portal da Saúde do Ministério da Saúde. Nele, você encontra todas as informações sobre o COVID-19 e outras formas de proteção. E se quiser mais informações sobre como deixar sua casa longe do Corona, fale com a gente! Você sabe que de limpeza e higiene nós somos experts! 🙂

Author

Write A Comment