Toda casa é especial. Não importa se bem grandona ou bem pequena, se cheia do luxo ou bem simples. E sabe por que toda casa é especial pra gente? Porque todas elas colecionam histórias de famílias, lembranças de amigos, memórias dos filhos, encontros entre pais e filhos e assim vai… Sim, toda casa tem valor, mas você concorda com a gente que uma casa bem decorada e organizada é bem mais legal?! 🙂

A gente adora todo tipo de casa, mas gostamos ainda mais daquelas cheias de nichos lindos espalhados pelo quarto, pela sala, pelo banheiro, pela cozinha e até pelo quintal. É sobre eles que vamos falar hoje: como aproveitar os nichos na decoração da casa? Como usar os nichos de forma bonita? Bora?

Os nichos decorativos chamam a atenção não importa onde estejam e nos ajudam a organizar os objetos que colecionamos ao longo da vida: porta-retratos, livros, home decor, souvenirs, bebidinhas, presentes dos amigos, tudo mais que você quiser! Além de economia de espaço, eles trazem charme e personalidade para os ambientes, e você pode usá-los de diferentes formas. 

Nichos na horizontal

Nesse esquema, é só priorizar a simetria horizontal dos seus nichos. Alinhe-os pelo centro e pendure um do lado do outro, numa linha reta. Esse modelo é bom para paredes largas, pois você ocupa os espaços com personalidade e os nichos dão um charme extra para elas. Dois nichos já são suficientes para esse modelo – mas você pode usar quantos quiser e couber.

Nichos na vertical

Se seus nichos são pequenos ou se sua parede é bem alta, alinhe os nichos pelo centro outra vez, mas posicione um embaixo do outro, preservando a simetria. Esse formato de organização dos nichos é legal para paredes mais estreitas, tipo uma paredinha num final de um corredor, por exemplo. Aqui, você consegue uma composição legal com dois ou mais nichos também.

Nichos na diagonal 

Se você prefere nichos desorganizados, mas ainda assim organizados (risos), opte para o modelo diagonal. Eles são indicados para paredes maiores, porque ocupam os espaços vertical e horizontalmente. Para essa composição de nichos, você vai precisar de, no mínimo, três peças, iguais ou não. Mas lembre-se de medir bastante e fazer uma marcação antes de fixar os nichos na parede, tá? Esse modelo é mais difícil um pouquinho de colocar.

Nichos alternados

Outro modelo legal de como organizar os nichos é alternar: um pra cima, outro pra baixo, outro mais no meio. Um pra cá, outro pra lá. Aí é você quem manda na forma de organizar. Sugerimos aqui fazer uma marcação a lápis, com fita ou com barbante na parede, para você conseguir visualizar antes como seus nichos vão ficar depois.

Nichos em mosaico regular

Se você tem vários tamanhos diferentes de nichos para pendurar, você pode montar um composé alternando os modelos e tamanhos. Fica bem legal e você foge do óbvio e do tradicional \0/

Nichos em mosaico irregular

Agora, se simetria não é prioridade pra você, um mosaico irregular de nichos fica com bastante personalidade e não dá trabalho nenhum montar – justamente porque é irregular. Essa é uma dica bem legal de como usar os nichos de forma descolada.

Versatilidade na hora de decorar

A gente escolheu os nichos não foi à toa: eles são, hoje em dia, as peças mais versáteis para você decorar seus ambientes. Nichos na sala, para você colocar objetos de decoração; na varanda e no quintal, pra você colocar plantinhas; nichos no banheiro, para você colocar produtos de higiene pessoal, toalhas de rosto e aromatizantes; na cozinha, para utensílios do dia a dia, potinhos de tempero e o que mais você quiser deixar de fácil acesso. Viu só? Eles são as peças de decoração mais versáteis que você pode ter em sua casa, e você é a pessoa mais indicada para descobrir como usar os nichos de forma estilosa.Mas olha só: eles precisam de limpeza frequente, porque são quase “armários abertos” ou “prateleiras fechadas” 🙂 Se você gostou da ideia de encher a casa de nichos, mas já tá pensando na preguiça de tirar tudo para limpar, pede um help aí! A gente ama nichos, a gente ama tirar coisas do lugar, mudar, limpar, reorganizar. Se gostou desta última dica de como limpar a casa, então toca aí! 🙏

Author

Sou fascinada pelo universo da decoração e organização da casa - as duas andam juntinhas. Adoro um bom papo com café no fim da tarde e como boa mineira não dispenso um pão de queijo. Amo ver séries novas, principalmente as que são comédias ou sitcoms. Acompanho sempre a vogue e blogs de decoração.

Write A Comment