Um espaço pequeno – como alguns cômodos específicos, uma kitnet, apartamento ou até mesmo uma casa menor – pode parecer um empecilho para decorar e tornar o ambiente mais agradável.

Mas se engana quem pensa isso, já que os ambientes menores estão se tornando cada vez mais comuns nos grandes centros urbanos e a decoração de interiores tem focado mais do que nunca nesses pequenos ambientes.

Pensando nisso, trouxemos algumas dessas dicas de especialistas em decoração para você transformar aquele espacinho em um ambiente funcional e aconchegante! 

Continue lendo para saber mais 🙂

Conheça dicas para decorar espaços pequenos 

Um espaço pequeno não é sinônimo de não ter “muito” o que fazer. Pelo contrário: você pode investir em diversos detalhes para decorar o seu espaço. O segredo é ter criatividade, escolhendo móveis e objetos adequados para cada espaço. O importante é usar o que você tem com sabedoria para que tudo se encaixe e fique harmonioso.

Os ambientes com áreas reduzidas necessitam de soluções criativas e também de muita organização para que não fiquem com um visual carregado, já que muitos móveis podem poluir e atrapalhar a circulação. Mas, com algumas dicas, fica bem mais simples acertar na hora de decorar:

Móveis planejados

Primeiramente, é importante ter noção do espaço que você tem e assim buscar por móveis que não irão poluir e nem atrapalhar a circulação dos ambientes. Uma boa sugestão é buscar por móveis planejados, feitos sob medida, para que todo seu espaço seja bem usado.

Procure por móveis que possam ser usados para mais de uma função, como um sofá-cama, puff-baú e outros do tipo. Além de um lugar a mais para sentar você pode guardar itens dentro deles, o que auxilia bastante na economia de espaço. Opte também por móveis com gavetas para aproveitá-las com a mesma função.

Cores neutras

Invista em cores neutras, como branco e tons mais suaves nas paredes. Essas cores tendem a dar uma noção de espaço maior, enquanto as escuras dão a sensação de que o espaço é menor do que já é. Use os tons mais escuros em almofadas, objetos, mantas para o sofá etc. para dar uma quebrada nos tons mais claros das paredes e móveis.

Integre os espaços

Opte por integrar os espaços! O conceito aberto traz a sensação de espaço maior, como uma sala de jantar integrada com a cozinha, no estilo americano. 

Verticalize a decoração

Você pode usar prateleiras suspensas, por exemplo, para economizar espaço. Aproveite o espaço das paredes para decorar: os nichos são perfeitos para guardar objetos sem ocupar espaço, além de serem um ótimo item para decoração. Você pode colocar plantas, livros, entre várias coisas do seu interesse dentro deles. 

Você pode também instalar ganchos para pendurar itens e otimizar o espaço, como na cozinha e banheiro. Além de organizar o espaço, você dá um toque a mais na decoração 😉 Só tome cuidado para não encher demais as paredes e acabar poluindo o ambiente.

Espelhos são itens perfeitos para dar a sensação de um espaço maior; é como se o cômodo dobrasse de tamanho, então invista neles. Eles podem ser instalados em qualquer lugar: no quarto, atrás da mesa de jantar da sala, entre outros.

A decoração de espaços pequenos não precisa ser complicada e você pode contar com diversas alternativas para aproveitar cada m² do seu. O importante é usar o que você gosta a seu favor pensando na funcionalidade e na organização.

Esperamos que com nossas dicas você consiga ter um ambiente harmônico, organizado e que consiga até mesmo expandir seu ambiente, com o uso da decoração certa 🙂

Gostou das nossas dicas? Fique de olho no blog da UmHelp! Estamos sempre trazendo dicas para te ajudar a transformar sua casa em um ambiente melhor. <3

Author

Sou fascinada pelo universo da decoração e organização da casa - as duas andam juntinhas. Adoro um bom papo com café no fim da tarde e como boa mineira não dispenso um pão de queijo. Amo ver séries novas, principalmente as que são comédias ou sitcoms. Acompanho sempre a vogue e blogs de decoração.

Write A Comment