Sabe aquela sensação boa de satisfação quando você entra em casa e percebe que está tudo arrumadinho? Que tá tudo no lugar que devia estar… Que tá tudo limpinho: sem louça na pia, sem roupa pra lavar, sem sapato jogado nos cantos, sem almofada no chão, sem pó na estante. E, pra ser mais otimista, com cheirinho de casa limpa, com o chão um brilho só, com plantas bem verdinhas, com tapetes sem pelos, nem fios, nem poeira. E aí, imaginou? É ótimo, né! 😀

Você não precisa ser especialista ou personal organizer para descobrir como deixar a casa em ordem. Neste post, vamos trazer 10 dicas de como deixar a casa arrumada e dicas de como organizar a casa de um jeito que esses sentimentos de prazer e de alegria façam mais parte do seu dia a dia.

Dica #1: No quarto, use seu guarda-roupas a seu favor

O ideal é deixar tudo sempre organizado do lado de dentro e de fora. Você vai logo perceber o tempão que economizamos quando as coisas estão no lugar que deveriam estar. Maaaas se você é do tipo que não consegue se organizar assim, é melhor que a bagunça do dia a dia fique escondidinha dentro do seu armário. A dica, então, é separar um espaço exclusivo pra ela – um “lugarzinho da bagunça”, como vamos chamar – um cantinho para jogar tudo lá, em vez de deixar o armário inteiro desorganizado. Ah, o melhor é que a cama, o chão, a cômoda e tudo mais que tiver no seu quarto vão ficar livres das peças soltas pra lá e pra cá.

Dica #2: Ainda no quarto, habitue-se a arrumar a cama como primeira tarefa do dia

Não gasta nem 1 minuto, de verdade! Não precisa montar cama de hotel, tá? Mas se quiser, você pode ler essas nossas dicas de como arrumar cama igual de hotel. Mas não é esse o caso hoje. Pra ser mais simples, basta colocar seu travesseiro no lugar, ajeitar o lençol, esticar a colcha sobre a cama e arrumar daqui e de lá. A Revista Casa e Jardim trouxe um artigo bem legal sobre os motivos de arrumar a cama todos os dias pela manhã. Vale dar uma olhadinha! Então, propomos um desafio: cronometre quanto tempo você leva para arrumar sua cama. Você vai logo perceber que não dá trabalho nenhum e sua casa ganha outro ar.

Dica #3: Na sala, evite acumular muitos suvenirs, livros (objetos que você vai precisar limpar)

É uma delícia colecionar objetos, coisas importantes pra gente, que simbolizam uma viagem, lembram alguém, um presente, um momento especial. Mas lembre-se: tem que limpar 🙂 Por isso, a dica é pra você aprender a otimizar seu tempo na faxina. Mantenha à vista só o que é realmente crucial para a decoração ou o que tenha muito valor sentimental. Tirar pó de objetos e móveis é uma parte demorada da limpeza. Agora, se você é como a gente e gosta de guardar várias lembranças, mas não quer perder tempo limpando peça a peça, chama a gente que vamos dar um help pra você.

Dica #4: Ainda na sala, espalhe os objetos

Na dica anterior, falamos sobre ter muitos objetos decorando a sala: quadros, porta-retratos, suvenirs e por aí vai. Se esse é o seu caso, uma dica de organização dos objetos é espalhar todos eles pela sua casa: sala, cozinha, banheiro, quarto, varanda e onde achar que combina mais. Amontoar um monte de coisa em um só lugar dificulta a limpeza daquele espaço. E, se pensar bem, nem fica muito legal, né?

Dica #5: Na cozinha, explore prateleiras, nichos e organizadores

Lembra dos objetos das dicas anteriores? Eles incluem decoração, mas também os potes, frascos, vidros de tempero, utensílios de cozinha que você deixa expostos. Que tal adotar os nichos ou prateleiras para organizar esses itens? Fica moderno., bonito, e bem mais fácil de limpar! Se não quer furar parede com esses móveis charmosinhos, não tem problema: caixas organizadoras são bem chiques e tem muitos modelos por aí. É só procurar 😉

Dica #6: Ainda na cozinha, use os espaços escondidos a seu favor

Assim como no quarto, a cozinha geralmente tem muitos armários e gavetas que vão te ajudar. Em vez de deixar potes, latas e comidinhas espalhados nos balcões, pias e prateleiras externas, use os espaços fechados dos armários para evitar muita poluição visual. Muita coisa solta deixa o ambiente carregado e com sensação de bagunça. Pense assim: “como eu posso distribuir alimentos e utensílios na minha cozinha para me organizar?”.

Dica #7: No banheiro, organize produtos de higiene por tipo, tamanho e cor

O banheiro é outro ambiente cheio de coisa: potinhos, vidros, maquiagem, itens de higiene pessoal que não acaba mais. E como são várias coisas, bagunçar é bem fácil. A dica de organização para o seu banheiro hoje é separar os tipos de itens: perfumes com perfumes; maquiagem com maquiagem; produtos de limpeza facial com outros produtos para o rosto. Cremes de corpo e de cabelo podem até ficar juntos, mas você pode pensar num sistema de organização por tamanho e cor – e deixar ao alcance das mãos aquele que você usa mais.

Ah, e que tal separar também os itens que não são de uso diário, como os estoques de sabonete, papel higiênico e outros produtos que você só vai usar quando o anterior acabar? Existem dezenas de possibilidades de organizar os armários do seu banheiro. Descubra aquelas que mais funcionam combinam com você.

Dica #8: Ainda no banheiro, deixe a bancada livre de objetos pessoais

Complementando a dica anterior, dá uma sensação de limpeza e organização deixar a pia livre de objetos espalhados. Escova, pasta de dente, pentes e escovas de cabelo, fio dental e aquele creme que você mais usa são os itens mais comuns em uma pia. Acertamos? 🙂 Que tal comprar uma caixinha organizadora que combine com o material da sua pia e deixar tudo guardado ali? Se não tiver espaço, considere uma gavetinha só para esses itens. Ah, sua pia não tem gaveta? Tudo bem também! Você ainda pode estudar a ideia de colocar um armário espelhado na parede, para o acesso ficar mais rápido, e concentrar ali tudo o que você mais usa. O segredo aqui é tirar a baguncinha do dia a dia da pia. Você vai ver que sensação gostosa de banheiro limpo que dá 😉

Dica #9: Na varanda, explore espaços vazios e detalhes de decoração

A varanda é um lugar bem gostoso de uma casa, mais ainda em um apê. E, independentemente do tamanho dela, é importante planejar a distribuição dos móveis, plantas e objetos de decoração. Priorize espaços mais amplos para a locomoção e evite amontoar móveis e quadros, já que geralmente as varandas e sacadas são abertas e sujam 5 vezes mais que o interior do seu lar. As plantinhas sempre estarão lá. Cuide bem delas para que fiquem viçosas e bem verdinhas – assim você evita folhas secas e mais coisas ainda para limpar.

Dica #10: No quintal, cuide da grama, das plantas e dos bichinhos de estimação

Para quem tem animais de estimação, o cuidado dentro e fora de casa dobra: pelos, brinquedinhos espalhados, xixi e cocô. Esses são só alguns exemplos do que nossos pets podem deixar de rastro pra gente limpar. A dica aqui é dedicar um lugar específico para as necessidades dos cachorros e gatos e lembrar de guardar os brinquedinhos (deles ou das crianças) em caixas, que merecem um cantinho também para ficar.

Espaços com gramas são lindos num quintal ou jardim, mas eles dão um trabalhinho extra na hora de faxinar. Recolha as sujeiras maiores uma vez por semana, como folhas secas, e aparece a grama uma vez por mês.

Gostou das dicas de organização que trouxemos pra você? Não importa se casa ou apartamento, elas vão fazer você chegar em casa e se sentir dentro de um lar. E vão aumentar a vontade de “chegar logo”, de curtir a casa sempre organizada, de levar uma vida mais leve e prazerosa. Mas peraí: não sabe nem por onde começar? Pede um help pra gente! Vai ser uma delícia visitar seu lar.

Author

Sou fascinada pelo universo da decoração e organização da casa - as duas andam juntinhas. Adoro um bom papo com café no fim da tarde e como boa mineira não dispenso um pão de queijo. Amo ver séries novas, principalmente as que são comédias ou sitcoms. Acompanho sempre a vogue e blogs de decoração.

Write A Comment