Neste artigo, vamos trazer dicas para te ajudar a limpar seu sofá, informações e recursos importantes para você fazer esse móvel durar, e durar, e durar… Agora, se você quer dicas de como cuidar melhor do seu sofá, não perca esse outro artigo da série. Mas vamos ao assunto de hoje:

Dica #1: Lenços umedecidos, água e outros produtos simples podem ajudar

Limpar o sofá pode ser mais fácil do que você imagina. Pra começar, pegue uma fita adesiva, corte um pedaço de 10 cm mais ou menos, enrole sobre os seus dedos e pode começar: bata a mão pra lá e pra cá, para que fios de cabelo e pelos do seu cachorrinho ou gatinho grudem na fita. Depois disso, pegue um lencinho umedecido em água para eliminar a poeira que restar. Passou nele todo? Pronto! Agora é só dar um tempinho para secar.

Dica #2: Receitas caseiras para eliminar o mau cheiro

Anote os produtos que você vai precisar: 1 borrifador, 1 litro de água, 50 ml de álcool, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, 10 ml de vinagre e 1 colher de sopa de amaciante de roupa. Misture tudo e aplique em seu sofá com uma distância de 40 cm, aproximadamente. Mas se liga: essa dica é para sofás de tecidos e vale sempre dar uma olhada nas dicas de cuidado com o produto antes de adotá-la nos cuidados com o sofá.

Dica #3: Aspirador de pó: melhor não há!

Eles são grandes amigos da limpeza. Não importa o tipo, o aspirador de pó pode ser um aliado e tanto na limpeza do sofá, pois sugam todo tipo de pó, poeira, cabelos e pelos indesejáveis. Ah, e pode usar à vontade: todo dia, toda semana, uma vez por mês. Esse eletro não tem contraindicações para sofás de tecido.

Dica #4: Para cada tecido, uma limpeza diferente

Tem sofá de camurça, sofá de suede, sofá de linho, de tecido, de couro. Nossa! Como tem tipos e tipos de sofás. E cada um deles pede um tipo de limpeza de diferente. Vamos entender melhor?

  • sofás de linhos, tecido e camurça: misture 1 litro de água com 250 ml de vinagre branco e, com um paninho úmido, limpe e deixe seu sofá secar naturalmente;
  • sofás de couro ou courino: misture água com um pouquinho de detergente neutro e limpe o sofá com delicadeza; um espanador também é uma boa opção para o dia a dia, para não danificar o sofá. Mas se você puder contratar uma empresa especializada em limpeza de sofás de couro, ainda melhor, pois há muitos tipos de couro e eles vão saber a melhor técnica para hidratar o tecido e como aumentar a vida útil do seu sofá;
  • sofá de camurça: esse tecido é delicado para a limpeza, então use apenas um pano úmido com água; se a sujeira for muita, adicione um fio de detergente líquido na limpeza para ajudar ou também considere um empresa de limpeza de sofás;
  • sofá de suede: esse tipo de tecido permite usar um combinado de água e detergente neutro e uma escovinha de cerdas bem macias para limpar o seu sofá. Passe com carinho, gentilmente, e depois é só esperar secar.

Dica #5: Diarista, vem me ajudar!

Ufa, achou difícil o processo de cuidar do sofá? Essa dica é a mais simples de todas: que tal pedir uma ajudinha para uma diarista? Com certeza, ela vai dar um trato especial no seu sofá. Você também sempre pode pedir um help pra gente, tá? Estamos sempre aqui pra ajudar você.

Author

O fã #1 do Vinagre. Sempre procurando uma nova dica ou forma de limpar a casa para tornar esse processo ainda mais fácil. Nas horas vagas libero a energia com uma boa corrida e estou sempre disposto pra um bom café - ainda mais se for um expresso! Descobrindo a saúde na limpeza, um produto novo por vez.

Write A Comment