As estampas são uma das peças-chave para decorar os ambientes, deixando-os mais despojados, dinâmicos e quebrando a monotonia. Podem ser encontradas em diversos acessórios, como: almofadas, cortinas, tapetes, toalhas de mesa, roupas de cama e muito mais. Além de poderem ser utilizadas na decoração de diversos cômodos, como quartos, salas, escritório e até mesmo em banheiros. 

Incorporando as estampas aos ambientes

Quando o assunto é incorporar estampas à decoração, podem surgir muitas dúvidas, do tipo: como combinar as estampas, onde utilizá-las, quais cores combinar. Comece pensando nas cores e formas que mais te agradam, a partir daí fica mais fácil escolher as estampas e até mesmo como combiná-las com outras diferentes. 

E uma grande vantagem é a ampla variedade de modelos e estilos de estampas disponíveis no mercado. São diversas possibilidades: temos as geométricas que estão cada vez mais em alta, florais, estampa animal, xadrez, listras, entre tantas outras! 

O que não falta são opções e possibilidades. Com um pouco de planejamento e criatividade é possível explorar esse estilo criando ambientes convidativos e harmônicos.  

Quer saber mais? Dá uma olhada em nossas dicas (:

1. Padrão

Escolha um padrão de estampa para ser seu ponto inicial. Assim, a partir deste padrão, você pode ir se guiando na escolha das outras estampas que irão complementar a principal. Por exemplo, se optar por estampas geométricas (que inclusive estão super em alta!), você pode escolher várias opções de modelos dentro desse padrão. 

E, além disso, opte por estampas com elementos em comum para que elas conversem entre si como, por exemplo, estampas com elementos de animais.

2. Cor

Use a cor a seu favor, seja de um tapete que você já tenha, móveis e até mesmo a cor da sua parede, assim você pode trabalhar as combinações de estampas em cima destes tons. Detalhe: eles não precisam ser os mesmos. Podem ser cores semelhantes, complementares ou análogas, por exemplo. Aqui vale utilizar da ajuda do círculo cromático ;).

Estabeleça uma conexão de cores, pois assim é mais fácil combinar tendo uma cor em comum nas estampas. Uma cor sólida também vai ajudar a harmonizar a combinação, por exemplo, almofadas de estampas diferentes que não estejam harmonizadas podem ficar melhores se você colocar uma almofada com apenas uma cor. 

Então aproveite as cores do ambiente e faça ótimas combinações.

3. Todos os lugares

Quando se trata de estampas, uma das coisas boas de utilizá-las em sua decoração é o fato delas poderem ser usadas em qualquer lugar, seja nos móveis, em papéis de parede, almofadas, quadros, tapetes etc. 

Combinar estampas em móveis e objetos decorativos é uma ótima maneira de incorporar e explorar cores e contrastes na composição dos ambientes. Se você tiver uma sala ou quarto todo branco, por exemplo, pode incorporar as cores através das estampas que irão trazer cor e dinamismo para o espaço.

4. Explore

O segredo é não ter medo! xplore texturas e cores em sua combinação de estampas, mas faça isso sem exageros. Varie os tamanhos dos padrões das estampas, elas podem ser iguais, porém com tamanhos diferentes. Ou então estampas similares com cores em comum, você pode também misturar e fazer um mix de estampas criando um aspecto moderno.

Procure usar elementos que tenham conexão para ficar mais fácil de criar um padrão e use as cores que você tem no seu ambiente a seu favor.

O importante é o ambiente não ficar carregado, mas sim esteticamente e visualmente harmônico. 😉

Muitas vezes, a maior dificuldade de usar estampas na decoração é não saber por onde começar, como combinar ou quais estampas escolher, não é mesmo? Esperamos que com as nossas dicas você consiga explorar as possibilidades e usar as estampas para criar ambientes agradáveis! 

Conte com sua criatividade e se jogue!  🙂 

Gostou das nossas dicas? Esperamos que sim <3 Continue acompanhando o blog da Umhelp! Estamos sempre trazendo dicas para ajudar na sua decoração. 

Author

Sou fascinada pelo universo da decoração e organização da casa - as duas andam juntinhas. Adoro um bom papo com café no fim da tarde e como boa mineira não dispenso um pão de queijo. Amo ver séries novas, principalmente as que são comédias ou sitcoms. Acompanho sempre a vogue e blogs de decoração.

Write A Comment