É uma delícia (e até saudável) tomar uma tacinha de vinho à noite para relaxar. É uma delícia também dividir um vinho com os amigos ou num jantar a dois. O vinho é uma bebida bastante versátil, que combina com várias refeições e ocasiões. O que não combina com vinho é um tapete macio, uma camisa branquinha, um sofá clarinho 🙂 Não, esses aí não querem nem saber de vinho por perto! 

Mas derramei vinho na roupa, o que fazer?

Bom, não é o fim do mundo quando se derruba vinho numa peça de roupa – e a chance disso acontecer é alta, ainda mais depois de uma taça atrás da outra 🙂 A primeira ação é ser rápido: retire o excesso do vinho com um papel-toalha ou guardanapo o mais rapidamente possível, depois lave a peça com água quente e sabão neutro, esfregando a parte que teve contato com o vinho. 

Outra alternativa, se não tiver papel-toalha ou guardanapo ao alcance das mãos, é cobrir toda a mancha de vinho com sal. Nesse caso, deixe o sal agir sobre a mancha por 5 minutos, pois ele vai “sugar” o vinho do tecido. 

Uma terceira alternativa se você derrubou vinho na roupa e não sabe o que fazer é usar uma mistura de água oxigenada e sabão líquido sobre a mancha. Essa mistura vai dissolver os pigmentos de vinho e deixar a mancha mais fácil de ser removida com água e sabão.

Você ainda pode usar uma mistura de limão e sal para remover manchas de vinho das roupas. E, para isso, existem duas técnicas:

  1. esprema o limão e coloque o suco obtido em cima da mancha, depois esfregue com sal e deixe agir por 1 hora; depois, lave normalmente.
  2. misture o sal ao suco de limão antes de colocar o produto sobre a mancha; depois, aplique-os juntos sobre o vinho na roupa e deixe agir por 1 hora.

O que você não pode deixar acontecer de jeito nenhum é a mancha secar. Mancha seca triplica seu trabalho de limpeza e pode até mesmo não sair mais, dependendo do tipo de tecido.

Mas eu derrubei vinho no sofá, e agora?

Ops! Nesse caso você precisa ser rápido e remover o excesso com um papel absorvente: papel-toalha, guardanapo ou até papel higiênico. Não espere a mancha secar para tomar providências, ok?

Depois que o excesso de vinho for removido, umedeça um pano com água e sabão neutro e esfregue suavemente a parte manchada até remover por completo o vinho que caiu ali.

Você também pode usar vinagre para limpar o vinho que caiu no sofá. Ele é um poderoso aliado na remoção de manchas. Veja aqui outros usos do vinagre na limpeza da casa.

Quer descobrir como tirar mancha de vinho do sofá usando bicarbonato de sódio? A gente te conta também! Primeiro, você precisa remover o excesso com um papel, assim como já falamos antes. 

Depois, coloque meio copo de vinagre branco em 1 litro de água e 2 colheres de bicarbonato de sódio. Com essa mistura pronta, passe suavemente sobre a mancha de vinho em seu sofá e, com a ajuda de um pano limpo e seco ou de uma toalha, vá retirando todo o excesso da solução e do vinho que for se descolando do sofá.

Mas eu sujei a parede de vinho, e agora?

Esses acidentes acontecem e são sinal de festas boas. Se isso acontecer em sua casa, o ideal é remover o vinho que caiu na parede com um papel absorvente antes de tentar limpar com um pano. 

Você pode limpar a parede com um produto multiuso. O Cif cremoso, por exemplo, é uma boa pra isso! Aplique-o num pano limpo e úmido e passe o produto sobre a mancha de vinho na parede. Depois, volte com outro pano seco para retirar o excesso.

Mas eu derramei vinho no tapete, o que eu faço?

Os tapetes são os que mais sofrem com vinhos. Primeiro, porque é onde a gente mais derruba; segundo, porque as fibras de tapetes e carpetes são mais grossas e a espessura deles é geralmente maior, então o vinho acaba entrando tapete adentro. 

O que precisa ser feito às pressas é secar o vinho com um papel absorvente, como já dissemos – e isso vale para tudo. Mas atenção: não esfregue o tapete! É melhor apalpar a região da mancha com papel, para que ele cumpra seu principal objetivo: absorver o vinho que caiu. 

Use vinho branco para “combater” o vinho tinto. Quem diria?! Um vinho contra outro! Mas sim, esse é um segredo de como limpar manchas de vinho no tapete que pouca gente conhece.

Encharque um pano grosso, limpo e branco com vinho branco e pressione-o contra a mancha de vinho tinto. Lembre-se de não esfregar, mas sim de pressionar suavemente sobre a mancha. Se a parte manchada ainda persistir em ficar lá, adicione sal sobre ela, para que ajude na absorção dos pigmentos de vinho.

Outro produto que pode ajudar no combate à mancha de vinho no tapete é o bicarbonato de sódio. Com água e um pano limpo, remova o máximo dos pigmentos de vinho que conseguir. Depois, faça uma pasta de bicarbonato de sódio e água e passe essa receitinha caseira sobre as manchas do seu tapete. Depois que secar, remova tudo com a ajuda de um aspirador.

Se depois de todas essas dicas de como remover manchas de vinho dos tapetes, das paredes, das roupas e do sofá você ainda não conseguir dar fim às manchas, é sinal de que você vai precisar apelar para produtos específicos de remoção de manchas disponíveis no mercado ou de serviços de empresas especializadas em limpeza de tapetes e sofás e lavanderias profissionais para lavar suas roupas manchadas.

Você também pode contar com nosso help pra tentar dar fim às manchas que uma noite regada a vinho trouxe pra você. Vinho e limpeza é com a gente mesmo! É só chamar! 😀

Author

Sou fascinada pelo universo da decoração e organização da casa - as duas andam juntinhas. Adoro um bom papo com café no fim da tarde e como boa mineira não dispenso um pão de queijo. Amo ver séries novas, principalmente as que são comédias ou sitcoms. Acompanho sempre a vogue e blogs de decoração.

Write A Comment