Um dos produtos mais versáteis para ajudar na limpeza da casa, acreditem, é um produto muito usado na cozinha: o vinagre. E, além de ajudar (e muito!) na faxina, ele tem outros dois benefícios: é baratinho, com vários tipos disponíveis nos supermercados; é sustentável, já que não usa tantos produtos químicos, como outros produtos de limpeza por aí.

Mas como você faz uso do vinagre para deixar sua casa limpa? Resolvemos reunir neste post as principais dicas de como usar o vinagre na limpeza, para você economizar e ajudar a cuidar do meio ambiente. Vamos a elas:

Dica #1: Adote o vinagre na limpeza dos vidros

Os vidros talvez sejam a parte mais complicada na hora de limpar a casa. Mas sabia que o vinagre é um forte aliado na limpeza dos vidros também? Sua composição química facilita a remoção de gordura, de manchas, de mau cheiro. A mistura é simples: junte 2 colheres de sopa de vinagre branco com 2 litros de água morna e, com a ajuda de um borrifador e um bom paninho de limpeza, é só colocar o trabalho em prática.

Dica #2: Use à vontade para combater o mau cheiro

E falando em mau cheiro na dica anterior, essa é a mágica mais incrível do vinagre: ele tem um poder enorme na remoção do mau cheiro de móveis, objetos e diversos outros espaços dentro da sua casa. Cigarro, mofo, podridão, azedo e outros cheiros bastante desagradáveis podem ser tratados com a ajuda dele, que também tem um cheio bem forte, mas que vai embora rapidinho. Ah, use o vinagre também em ralos para espantar o cheio de esgoto e nos ambientes dos seus pets, para espantar os odores próprios dos animaizinhos.

Dica #3: Lembre dele quando for remover gorduras

Pia engordurada, azulejo e fogão que até brilham (de gordura) nunca mais! O vinagre combate rapidinho a gordura desses ambientes. A dica é deixar o vinagre agir sobre esses ambientes por uns 15 minutinhos e, depois, remover o excesso com um papel toalha. O mesmo funciona pra restos de alimentos que grudam no fundo e nas laterais de panelas. Nesse caso, o vinagre pode ajudar – e muito! – na remoção da sujeira maior. Vale também abusar do vinagre para limpar a churrasqueira. E quer uma dica legal? Diferentemente de outros produtos de limpeza, você pode usar o vinagre pra dar um trato na churrasqueira durante o churrasco mesmo. Lembra que ele é um produto que podemos consumir? 🙂

Dica #4: Recorra a ele sempre que for lavar o tênis

Sabe aquele tênis sujo da rua? Você pode usar o vinagre a seu favor na hora de garantir essa limpeza. Misture 1 colher de sopa do vinagre com uma solução de detergente neutro, passe sobre a área do tênis que você quer limpar e deixe agir por alguns minutos (uns 5 minutinhos são suficientes para garantir a limpeza do tênis). Depois, lave o calçado ou remova a solução com um pano úmido e deixe o sapato secar. Vale só ler as instruções de lavagem do seu calçado antes de adotar qualquer dica de limpeza que trazemos aqui pra você, ok?

Dica #5: Combine o vinagre com o seu guarda-roupa

De tempos em tempos, temos que dar uma faxina completa em casa. E limpar dentro dos armários é uma tarefa importante para garantir a qualidade e a limpeza das suas roupas. Retire suas roupas do seu guarda-roupa, use primeiro um pano úmido com água para retirar a poeira e outras sujeirinhas que vão se acumulando. Depois, repita o paninho úmido em todas as áreas, mas dessa vez com uma mistura de água e vinagre. O produto vai combater algumas bactérias que não saem só com água e garantir mais higiene para seu armário, combatendo a formação de mofos e fungos.

Dica #6: Use um pouquinho até para lavar as roupas

Quem diria que o vinagre trabalha a favor de roupas de mais macias e, de quebra, muito mais higienizadas?! É verdade. Você pode explorar o produto no cuidado com suas roupas, sim. Inclua uma xícara de vinagre na etapa de enxágue da sua máquina de lavar e deixe que ele faça o trabalho: remoção de mau cheiro; remoção de manchas em roupas coloridas; branqueamento de roupas amareladas; higienização das roupas contra bactérias e fungos. Parece milagre. E quase é! 😉

Dica #7: Considere o vinagre na limpeza da geladeira

Vamos reforçar: antes de produto de limpeza, o vinagre é um produto para a alimentação. Logo, ele pode ser usado à vontade na limpeza da geladeira, já que age como desengordurante e bactericida. Com um pano bem limpinho, que não solta fiapos, misture uma xícara de vinagre em 1 litro de água e abuse da limpeza.

Dica #8: Lustre seus móveis com uma misturinha caseira à base de vinagre

Por esse cuidado aqui você não esperava! Dá pra transformar óleo de cozinha e vinagre, misturados na mesma proporção, num poderoso lustra móveis. A receita caseira permite deixar seus móveis brilhando e, ao mesmo tempo, limpinha, escondendo riscos e trazendo mais vida às superfícies.

Dica #9: Capriche na limpeza do chão

Uma das áreas que mais sujam em casa: o piso. Que tal, então, misturar 5 colheres em vinagre em 1 litro de água? Essa mistura vai criar uma composição forte o suficiente para remover sujeiras impregnadas em seus pisos, além de facilitar a limpeza – como se fosse um produto de limpeza mesmo, sabe? Se o chão estiver engordurado, o vinagre ajuda a desengordurar também, como já falamos aqui.

O piso é de porcelanato? Não tem problema, temos um texto para você só sobre isso!

Dica #10: Garanta tapetes limpos e sem manchas

A mágica aqui vai garantir tapetes sempre limpinhos e com cara de novos. Aprenda agora como retirar manchas dos seus tapetes de um jeito simples, caseiro e bastante econômico. Misture a mesma quantidade de vinagre e de água morna. Depois, adicione uma pitada de bicarbonato de sódio, aplique a mistura sobre as manchas do seu tapete ou carpete e deixe agir por 10 minutos. Depois de remover o produto, você vai logo perceber que seu tapete vai ficar limpinho.Esses 10 truques de limpeza vão mudar o jeito como você olha para o vinagre. Tente incluir o vinagre na limpeza da casa e, se não for você que cuida da limpeza, divida essas dicas com sua diarista. Agora, se quiser nosso help para garantir que essas boas práticas sejam colocadas em práticas, já sabe: é só chamar!

Author

Write A Comment