Você sabia que seu celular pode conter mais bactérias do que um vaso sanitário? Pois é, de acordo com um estudo da Universidade do Arizona, o smartphone é uma das maiores fontes de bactérias, germes e vírus presentes na sua casa. E o motivo é simples: nós não o limpamos com a frequência necessária. 

Assim como o celular, outros eletrônicos também são alvos fáceis desses microorganismos, como notebooks, tablets, fones de ouvido, impressoras ou videogames, por exemplo. O que acontece é que, por estarem sempre em nossas mãos e sendo levados para diversos ambientes, suas superfícies entram em contato com sujeiras e germes potencialmente perigosos para quem os manuseia.

Mas, além do cuidado com a saúde, é importante lembrar que essa sujeira acumulada pode danificar partes internas dos seus aparelhos sem que você ao menos perceba. Por isso, é importante criar uma rotina de higienização para os seus eletrônicos utilizando os materiais corretos, como iremos mostrar. Assim, você consegue preservá-los e utilizá-los por mais tempo 🙂

O que NÃO fazer ao limpar meus aparelhos?

Agora que você já sabe a importância de higienizar seus queridinhos tecnológicos, confira nossas dicas para não estragá-los durante a limpeza:

  1. Sempre desligue o aparelho antes de limpar. Se for possível, remova bateria e pilhas;
  2. Não utilize álcool comum ou álcool em gel em displays como celulares e notebooks. Eles podem danificar componentes importantes para o seu funcionamento;
  3. A água é uma das maiores inimigas dos aparelhos eletrônicos. Para evitar queimá-los, se certifique que o pano utilizado esteja apenas úmido e não molhado;
  4. Evite abrir os aparelhos sem ajuda de um especialista.

O que usar para fazer a limpeza de eletrônicos?

Existem diversas opções de produtos de limpeza no mercado, mas você não precisa de vários deles para manter seus aparelhos eletrônicos em bom estado. Abaixo estão algumas das mais simples e práticas formas de limpá-los com produtos que você provavelmente já tem na sua casa:

1. Pano de microfibra + palito de dente

Pano de Microfibra limpando celular

Enquanto os paninhos de microfibra são ideais para limpar superfícies de plástico e metal dos eletrônicos, o palito auxilia na limpeza dos cantinhos dos aparelhos, como botões, teclas, furos e cantos. Se você preferir, pode utilizar cotonetes no lugar do palito, mas tome cuidado para que o algodão não se solte da haste e fique preso!

2. Álcool isopropílico + água

Álcool Isopropílico limpando componente eletrônico

Para uma limpeza mais completa, você pode utilizar uma mistura de 60% de água com 40% de álcool isopropílico, o mais apropriado para a limpeza de eletrônicos. O ideal é usar essa combinação uma vez por mês, aplicando nas superfícies dos seus aparelhos com o auxílio do pano de microfibra.

3. Spray de ar comprimido + aspirador de pó

Spray de ar limpando teclado

Para limpar os teclados, por exemplo, você pode utilizar um spray de ar comprimido ou, até mesmo, um aspirador de pó que remova o acúmulo de poeira comum desse tipo de aparelho. 

Para limpar entre as teclas, utilize um palito de dente ou cotonete, e lembre-se de nunca utilizar produtos químicos que possam danificar seu interior, como a água ou o álcool etílico.

4. Água destilada + pano de microfibra

Pano de microfibra limpando televisor

Para limpar a tela de um monitor, computador ou televisão, utilize apenas água destilada com um pano de microfibra. Passe o pano sempre na mesma direção para não espalhar a sujeira e, caso precise limpar alguma mancha mais pesada, faça movimentos circulares até que ela seja removida por completo.

E aí, gostou das dicas? Se depois de colocá-las em prática você ainda sentir que precisa de um help, chama a gente! Nosso trabalho consiste em encontrar pessoas que entendem do assunto para te ajudarem a manter tudo limpinho (e funcionando bem!). Quer saber mais? É só clicar aqui 🙂

Author

O fã #1 do Vinagre. Sempre procurando uma nova dica ou forma de limpar a casa para tornar esse processo ainda mais fácil. Nas horas vagas libero a energia com uma boa corrida e estou sempre disposto pra um bom café - ainda mais se for um expresso! Descobrindo a saúde na limpeza, um produto novo por vez.

1 Comment

Write A Comment