Que atire a primeira pedra o dono de carro que nunca deixou acumular garrafinhas d’água, embalagens plásticas, papeis e até mesmo roupas dentro do seu, não é mesmo? 

Assim como nossas casas, os carros também precisam de atenção especial para se manterem sempre limpos e agradáveis. A correria do dia a dia pode contribuir para que a sujeira se acumule, tornando ainda mais essencial manter uma higienização interna para prevenir doenças, eliminar odores e preservar seu veículo. 

Porém, é preciso ter muito cuidado ao fazer essa limpeza, já que carros têm texturas variadas e itens elétricos que exigem atenção especial. Sabendo disso, unimos o conhecimento da nossa equipe de especialistas em limpeza e criamos um passo a passo imperdível para você não errar mais ao higienizar seu carro! Vamos lá?

Passo a passo: como fazer a limpeza interna do meu carro?

1. Esvazie o carro

O primeiro passo para deixar seu carro limpo é esvaziá-lo, retirando todo o lixo acumulado, tanto o da lixeira quanto os que acabam ficando espalhados pelos bancos, como garrafas, flyers, embalagens plásticas, jornais e outros. 

É importante retirar todos os itens para ter uma visualização mais ampla do espaço, além de conseguir higienizar todos os cantos do carro. Dessa forma, depois de esvaziá-lo, faça uma curadoria dos itens a serem descartados e separe o que irá voltar para o carro após a limpeza, como carregadores, jaquetas, cadeirinhas infantis e outros itens essenciais. 

2. Lave os tapetes 

Os tapetes dos carros costumam ser removíveis justamente para facilitar a higienização e a troca. Se os seus forem de plástico ou de borracha, lave com água e sabão e deixe secar antes de recolocá-los no lugar. Uma mangueira pode ajudar na limpeza, pois a pressão ajuda a remover a sujeira. 

Se eles forem de tecido, retire o pó com uma vassoura ou aspirador de pó, passe uma esponja úmida com água e detergente neutro, finalize com um pano úmido e deixe secar. 

3. Limpe o teto 

Passe um pano seco para retirar o pó e, em seguida, utilize uma esponja úmida com água e detergente. Finalize com um pano úmido e deixe secar. 

4. Higienize o estofado

O estofamento do carro exige mais cuidados, principalmente por absorver rápido a água e levá-la até a espuma, o que dificulta sua secagem e pode gerar mofo no estofado. Para evitar problemas, comece limpando com um aspirador de pó e depois passe a esponja úmida com água e detergente ou com uma solução própria para limpar estofados de carros. Finalize com um pano úmido apenas com água e deixe secar. 

Se o seu estofado for de couro escuro, apenas um pano seco e macio uma vez por semana é suficiente. No caso de couros claros, que deixam a sujeira mais à mostra, a limpeza com um pano úmido e detergente pode ser necessária. Porém, independentemente da cor, não se esqueça de hidratá-los uma vez por ano para manter o brilho!

Uma dica importante para a limpeza do estofado é fazer um teste em uma pequena área para ver como irá ficar antes de limpá-lo completamente. Assim você evita estragar seu estofado com produtos abrasivos ou com muita água. 

5. Limpe os vidros

Utilize um limpa-vidros com um pano seco para retirar a sujeira e gordura dos vidros, tanto na parte interna quanto externa. 

6. Higienize o interior em geral

Para terminar sua limpeza interna, passe aspirador de pó no assoalho e em compartimentos como porta-luvas e porta-copos. Passe apenas um pano nas partes elétricas, como no painel, pois a água pode danificá-las permanentemente.  

7. Deixe secar

Agora que o interior do seu carro está limpo, é hora de deixá-lo secar bem! Assim, você evita o surgimento de mofo e retira o odor desagradável. Você também pode utilizar um aromatizante para manter o cheiro de limpo por mais tempo 😉

O que achou das nossas dicas de limpeza de carros? Se gostou, não esqueça de acompanhar nossas publicações para aprender tudo sobre limpeza! E se você precisar de uma ajudinha com sua casa, é só pedir um help que vamos até você. Clique aqui e fale com nossos especialistas!

Author

Sou fascinada pelo universo da decoração e organização da casa - as duas andam juntinhas. Adoro um bom papo com café no fim da tarde e como boa mineira não dispenso um pão de queijo. Amo ver séries novas, principalmente as que são comédias ou sitcoms. Acompanho sempre a vogue e blogs de decoração.

Write A Comment