O banheiro é um dos cômodos mais importantes da casa. Sim, todos têm o seu valor, mas dá pra ficar sem uma sala, dá pra improvisar uma cozinha na sala, dá até para transformar a sala em um quarto. E dá também pra ficar sem sacada, sem área de serviço, sem quintal. O único cômodo da casa que não dá para abandonar é o banheiro.

E vamos confessar: que delícia um banheiro limpinho, cheirosinho, pra cuidar da higiene todos os dias, não é?! A gente adora! E sempre que alguém pede um help na limpeza da casa a gente capricha dobrado quando chegamos nele, porque sabemos a importância de manter o banheiro higienizado. Só que é comum encontrar seres indesejáveis nesse espaço queridinho: as mosquinhas de banheiro.

Se você não sabe do que estamos falando, que sorte a sua! Porque elas aparecem e a gente nunca sabe bem da onde elas vêm. São pequenas mosquinhas inofensivas, que não vão te picar, nem nada, mas irritam só pelo fato de estarem lá compondo a decoração. Por isso, resolvemos trazer aqui dicas de como sumir com as mosquinhas de banheiro, para que você não fique olhando com cara feia pra elas, nem precise ficar caçando uma, depois outra, depois outra… Até porque se você decide matar as mosquinhas direto na parede do seu banheiro, a chance de sujar ou manchar sua parede é bem grande.

Baixe aqui um manual exclusivo com truques para te ajuda na limpeza do dia a dia!

Passo 01: inspecionando a casa

Se sua casa ou apê está cheio de mosquinhas de banheiro é porque tem algum foco por aí. O primeiro passo para identificar de onde o problema está vindo é inspecionar os ralos da sua casa e garantir que não tenha água parada em nenhum deles. Água parada, na verdade, não é legal pra nada, até porque pode ser foco de outras doenças, como a dengue, por exemplo.

Confira os ralos, vasos de plantas e qualquer outro local ou objeto que possa acumular água. Encontrou água parada? Pode ser daí que as mosquinhas de banheiro estejam vindo.

Outro exercício para descobrir se as mosquinhas estão vindo dos ralos é secá-los com um secador de cabelo antes de dormir. Sim, dá um trabalho, mas eles secam rapidinho! Ralos secos vão diminuir a presença dos bichinhos ali.

A última atividade que você pode fazer para descobrir se o problema vem do ralo é colar uma fita adesiva sobre os buraquinhos – mas garanta que esteja cobrindo todos os buracos do ralo. Se as mosquinhas estiverem vindo daí, elas vão tentar voar e grudar na fita adesiva – essa será sua prova da origem das mosquinhas do banheiro.

Passo 02: lidando com o problema

Para descobrir como dar fim aos mosquitinhos do banheiro, você vai seguir as seguintes dicas: 

  1. Primeiro, abra o ralo e limpe tudo bem limpinho, retirando sujeiras e cabelos que ficam agarrados ali. Eles usam esses detritos para depositar seus ovos, e é daí que novos invasores vêm, mesmo você eliminando os que já estão voando em seu banheiro.
  2. Esquente uns 5 litros de água até ela ficar bem quente e depois despeje tudo no ralo que você está limpando – essa ação é importante para amolecer qualquer detrito ou sujeira mais densa que estiver grudada nas paredes da tubulação, além de eliminar as larvas de futuros mosquitinhos.
  3. Com a ajuda de uma escova de metal para limpeza de tubulações (você vai encontrar uma dessas em lojas de materiais de construção, tipo a Telhanorte ou a Leroy Merlin – ou em lojas menores de bairro mesmo…) você vai esfregar as paredes da tubulação até onde sua escovinha chegar. Faça movimentos pra cima e pra baixo e gire a escovinha em diferentes direções, garantindo a remoção das sujeiras impregnadas ali.
  4. Depois de remover a sujeira maior, é hora de usar alguns produtos a nosso favor. Comece pelo que você usa para limpar a parte de dentro do sanitário; jogue água sanitária ou o produto que você usa pelas bordas do ralo, para que ele possa escorrer pelas paredes da tubulação. Deixe agir por várias horas e, depois, jogue bastante água para levar tudo embora: sujeira, produto, mosquinhas (se ainda estiverem por lá).
  5. Por último, você pode usar o desentupidor de pia para remover qualquer coisa que ainda esteja presa dentro do seu ralo – se é que alguma coisa vá sobreviver a tantas providências tomadas antes, né 🙂

Vale lembrar que Bicarbonato de sódio ou vinagre também são produtos caseiros úteis para matar as moscas e garantir a limpeza interna dos seus ralos. Veja aqui outros usos do vinagre na limpeza:

Passo 03: evitando o problema

Nossa dica de como eliminar as moscas do ralo não termina aqui: sugerimos continuar jogando água sanitária ou os produtos de limpeza no ralo uma vez por dia durante uma semana, só pra garantir que as mosquinhas não te incomodem mais. Se depois de todas essas ações as mosquinhas de banheiro não desaparecem, vale considerar uma dedetização para sua residência, pois elas estarão morando aí, você só precisa descobrir onde.

Uma boa dica para garantir a limpeza dos ralos da sua casa é pedir um help pra gente também! No app, você especifica o tipo de limpeza que quer pra sua casa ou apê e a gente garante que a limpeza seja feita da melhor forma possível. Quem sabe com nossa ajudinha seus mosquitinhos vão embora de vez?

Author

O fã #1 do Vinagre. Sempre procurando uma nova dica ou forma de limpar a casa para tornar esse processo ainda mais fácil. Nas horas vagas libero a energia com uma boa corrida e estou sempre disposto pra um bom café - ainda mais se for um expresso! Descobrindo a saúde na limpeza, um produto novo por vez.

Write A Comment