Lavar roupa é um trabalho milenar. A diferença é que, antes, as lavadeiras precisavam viajar (literalmente) até a beira de um rio com quilos e quilos de roupas e perdiam dias inteiros esfregando, enxaguando, espalhando roupas pelos espaços para secar. Os tempos mudaram, mas a necessidade de cuidar bem das nossas roupas continua a mesma.

Se temos tanta facilidade hoje no cuidado das roupas, qual é o mistério desse trabalho? Descubra aqui como cuidar das roupas da forma correta e quais produtos usar na hora de lavar roupa.

Produtos para lavar roupa

Sabão em pó, sabão líquido, amaciante, sabão em barra, alvejante, receitas caseiras, aditivos. Ufa! São vários produtos disponíveis na lavagem das roupas, sem contar que cada tecido pede um tipo de limpeza diferente. 

Para te ajudar a tomar as melhores decisões na hora de cuidar das roupas que custaram uma grana pra você, separamos aqui as principais dicas. A primeira delas já tratamos num outro papo, que você pode encontrar aqui: como evitar que suas roupas encolham durante a lavagem?

Mas quais produtos eu devo usar na hora de lavar minhas roupas na máquina? 

A máquina de lavar virou item prioritário numa residência. Comece pelo sabão líquido, muito mais eficiente na hora de lavar roupa na máquina, já que ele se mistura totalmente à água e evita marcar suas roupas com pedacinhos de sabão – o que pode acontecer com o sabão em pó. Já existem algumas máquinas de lavar disponíveis hoje no mercado que usam a tecnologia Jet & Clean, que dissolvem 100% do sabão em pó antes do contato com as roupas, mas ainda assim achamos que o sabão líquido é mais eficiente.

O amaciante é parte da dupla na lavagem de roupa na máquina. Ele amacia a roupa e traz um cheirinho gostoso a cada lavagem. Para usá-lo, escolha a marca e o cheiro de sua preferência e siga a quantidade indicada na própria máquina de lavar ou na etiqueta da peça que está lavando.

Agora, se você prefere lavar as peças de roupa mais sensíveis na mão, você pode optar pelo sabão em barra, outro produto indispensável em uma lavanderia, já que é ele que você vai usar para lavar seus calçados. Com delicadeza e cuidado, deslize a barra de sabão pelas peças de roupa que vai lavar à mão, esfregando o tecido com as próprias mãos.

Depois, se quiser usar o amaciante, lembre-se de nunca o colocar em contato direto com a roupa, para evitar manchas. O ideal é diluir uma quantidade de amaciante em um balde com água (uma tampinha de amaciante para cada litro de água é uma boa medida) e mergulhar a roupa para que o amaciante faça o trabalho dele. Depois, é só enxaguar normalmente.

Existe, ainda, um produto da culinária que pode ser usado para tirar manchas e o mal cheiro das suas roupas: o vinagre. Descubra aqui como usar o vinagre para lavar suas roupas.

Mas quando devemos usar alvejantes na lavagem das roupas?

O primeiro ponto de atenção aqui é que existem dois tipos de alvejantes no mercado: um à base de cloro e outro à base de água oxigenada. 

O alvejante à base de cloro, mais conhecido como água sanitária, é bastante agressivo para roupas coloridas. Nunca use esse produto na máquina de lavar, sobretudo quando estiver lavando roupas coloridas. Para roupas brancas, esse tipo de alvejante pode ajudar na remoção de manchas, mas ainda assim você deve evitá-lo, já que tem produtos mais eficientes para cumprir essa função.

Veja aqui nossas dicas de como tirar manchas amarelas das suas roupas

O alvejante à base de água oxigenada pode ser usado até em roupas coloridas, mas o ideal é seguir sempre as indicações nas etiquetas das suas roupas e sempre diluir esses produtos em água antes de usá-los.

Sacos para lavar roupas íntimas

Um ótimo método para não misturar tecidos e peças que são muito diferentes em uma mesma lavagem é usar os saquinhos de lavagem – você pode encontrá-los no mercado com o nome de laundry bag, em inglês. Eles são ideais para lavar peças íntimas que, às vezes, têm renda, cetim, seda ou outros tecidos muito finos, como sutiãs, calcinhas e até mesmo cuecas. Explore os laundry bag a seu favor.

Se depois de todas essas dicas você ainda não sentir segurança para lavar suas roupas com o cuidado que elas pedem, chama a gente! Nosso trabalho consiste em dar um help na hora de limpar e lavar, e somos muito bem treinadas para fazer isso seguindo todos os cuidados necessários. Vamos cuidar das suas roupas juntas?

Author

O fã #1 do Vinagre. Sempre procurando uma nova dica ou forma de limpar a casa para tornar esse processo ainda mais fácil. Nas horas vagas libero a energia com uma boa corrida e estou sempre disposto pra um bom café - ainda mais se for um expresso! Descobrindo a saúde na limpeza, um produto novo por vez.

Write A Comment