Tem quem ache a faxina terapêutica e tem que tenha pesadelos quando sua data se aproxima. Porém, independentemente do seu sentimento sobre essa tarefa doméstica, a verdade é que não é possível fugir por muito tempo. Afinal, não existe nada melhor do que ter uma casa limpinha para chamar de sua, não é mesmo?

Mas se você é do time que não gosta de fazer muitos esforços como o de varrer o chão, não se desespere! Você não está sozinho nessa. A faxina é inevitável, mas pode se tornar mais prazerosa e ágil. E se você está se perguntando como, lá vai a resposta: é só fazer uso de formas mais rápidas e práticas para deixar tudo limpinho e arrumado. E estamos aqui para te ajudar nessa missão!

Varrer ou não varrer?

Pessoa varrendo o chão

Existem dezenas de tipos de pisos, desde os mais clássicos até os mais modernos. Cada um deles possui suas peculiaridades, mas uma regra é válida para todos: a boa limpeza! 

O piso é uma das partes mais suscetíveis ao acúmulo de sujeira dentro de casa, principalmente se você não é adepto do costume de tirar os sapatos antes de entrar. Dessa forma, ele se torna uma superfície com acúmulo não só de poeira e sujeira, mas de germes que podem fazer mal para a saúde dos moradores, como vírus e bactérias. 

Por isso, o primeiro passo para uma boa limpeza é tirar o “grosso” da sujeira, como farelos, pelos etc. Para essa etapa, você pode muito bem utilizar a vassoura, que é silenciosa e econômica, mas que exige mais esforço físico. Uma pesquisa feita pela Wegho mostrou que 71% das pessoas preferem o aspirador para essa etapa, e se você se encaixa nessa estatística, saiba que o aspirador também faz um ótimo trabalho 😉

Quais são as outras opções?

Aspirador de pó

Como falamos anteriormente, o aspirador de pó pode ser um forte aliado para quem quer deixar a vassoura de lado. Isso porque eles removem as sujeiras com facilidade e sem muito esforço, diferente das vassouras comuns. Eles também possuem diferentes bicos que permitem alcançar espaços menores, além de serem fortes aliados dos carpetes, tapetes e sofás.

Por outro lado, eles costumam ser mais sensíveis do que as vassouras, que permitem varrer qualquer pavimentação, como passeios, canteiros e quintais, sem se preocupar com a dificuldade de contornar obstáculos. Além disso, por ser um item tecnológico, seu investimento é significativamente maior do que o de uma vassoura comum.

Confira 5 dos modelos de aspiradores queridinhos da internet em 2020:

1. Electrolux GT3000 Pro

Aspirador Electrolux

2. Philco PH Rapid 1100 N2

Aspirador Philco

3. Britânia Dust Off

Aspirador Britânia

4. Electrolux Smart ABS02 1200W

Aspirador Electrolux

5. Mondial Turbo Hepa AP-15

Aspirador Mondial

Robô aspirador

Pessoa ligando o robô aspirador

Essa evolução dos aspiradores comuns está no topo da lista de desejos de muitos entusiastas da tecnologia. Mas você sabe por que os robôs aspiradores são tão desejados? 

Considerados como itens de luxo, eles são máquinas bastante inteligentes, dotadas de sensores que mapeiam o ambiente e limpam sozinhos, poupando tempo e mobilidade humana na hora da faxina. Eles podem ser programados para datas específicas, sendo uma mão na roda para os alérgicos que preferem não estar em casa enquanto o robô estiver em ação. 

Os robôs aspiradores criam rotam estratégicas para uma limpeza mais funcional, porém, não são tão eficazes em ambientes com declives ou com tapetes/carpetes altos, por exemplo. Por isso, sua recomendação é para superfícies duras e planas, como pisos. 

Seus preços variam bastante de acordo com o nível de tecnologia implementados em seu sistema. Confira alguns deles:

1. Aspirador de Pó Robô Xiaomi Roborock S50

Robô aspirador Xiaomi

2. Aspirador de Pó Robô Polishop Housekeeper Pro

Robô aspirador Polishop

3. Aspirador de Pó Robô Multilaser HO041

Robô aspirador Multilaser

4. Aspirador de Pó Robô Wap Robot W300

Robô aspirador Wap

5. Aspirador de Pó Samsung Robot

Robô aspirador Samsung

Esfregão

Esfregar o chão após a limpeza

A segunda fase da limpeza pode ser feita com um pano e um rodo comum ou com um esfregão, por exemplo. O importante é utilizar a água para eliminar o restante da poeira que, muitas vezes, não conseguimos enxergar, mas ainda está ali! 

O uso da água e dos produtos químicos nessa etapa devem ser feitos com cautela em determinados pisos, pois eles podem acabar causando manchas e danificando seu piso.

Por exemplo, pisos de madeira devem receber pouca água, pois são mais suscetíveis a manchas. Os pisos de cerâmica, por outro lado, são resistentes à água, mas podem criar fissuras e perder o brilho com determinados produtos de limpeza mais concentrados. 

MOP

Assim como os robôs são a evolução dos aspiradores, o MOP é a dos esfregões! Ele é uma novidade que está fazendo a cabeça dos donos de casa por toda a internet. 

Seus modelos mais completos vêm com balde e servem tanto de rodo como de pano de chão. Ele substitui os esfregões comuns e te ajuda a limpar todo o piso da sua casa, esfregando, lavando e secando o chão com apenas um produto. Demais, não é?

Assim como o aspirador, existem diversos modelos de MOP que se adequam melhor a cada tipo de piso. Mas, independentemente do tipo de MOP que você escolher, a certeza é que você irá conseguir limpar sua casa bem mais rápido com ele do que com a vassoura, e ainda não terá que lidar com as dores na coluna ou nos joelhos 😉

E se você gostou de descobrir novas opções para limpar seu piso, vai ficar mais feliz ainda de saber que você não precisa fazer esse trabalho sozinho! Se quiser aposentar da carreira de dono(a) de casa, é só pedir um help que fazemos a limpeza pra você! É só clicar aqui e agendar sua limpeza 🙂

Author

Sou fascinada pelo universo da decoração e organização da casa - as duas andam juntinhas. Adoro um bom papo com café no fim da tarde e como boa mineira não dispenso um pão de queijo. Amo ver séries novas, principalmente as que são comédias ou sitcoms. Acompanho sempre a vogue e blogs de decoração.

Write A Comment