Reutilizar materiais na decoração é uma forma não só de ajudar o meio ambiente, mas também de economizar e criar ambientes altamente personalizados e únicos, não é verdade? 

A recente tendência do uso de pallets e caixotes na decoração de quartos, salas e até mesmo de ambientes externos, teve seu boom com a viralização dos conteúdos DIY (do it yourself) ou, em bom português, conteúdos “faça você mesmo”, nos quais pessoas compartilham passo a passo como fazer artigos de decoração do zero, geralmente com itens reutilizados.

As possibilidades dos pallets e caixotes são enormes: com esses materiais, é possível criar camas, sofás, criados-mudos, nichos e muito mais. Quer saber mais sobre esse tipo de decoração sustentável? Continue lendo e veja as dicas dos nossos especialistas em decoração 🙂

O que são e onde encontrar?

Pallets

Os pallets são estrados de madeira, metal ou plástico utilizados para movimentar cargas em empilhadeiras, sendo muito comuns em fábricas e depósitos. Por serem bem resistentes, os pallets são ótimos para a criação de móveis como cama e rack para TV, por exemplo. 
Você consegue encontrá-los à venda ou, até mesmo, para doação em diversos locais, como lojas de decoração e construção, madeireiras e marketplaces em geral.

Caixotes

Os caixotes de madeira são amplamente utilizados em feiras, mercados e sacolões para armazenar frutas e alimentos em geral. Eles podem ser vendidos a preços acessíveis ou até mesmo doados nesses locais, além de também serem facilmente encontrados na internet. 

Podem não ser tão resistentes quantos os pallets, já que não foram feitos para aguentarem produtos tão pesados, mas são ótimas alternativas para a criação de nichos de decoração, jardins verticais, mesa de centro, sapateiras e muito mais.

Atenção à qualidade da madeira!

Uma das partes mais importantes da escolha dos seu caixotes e pallets ao comprá-los ou recebê-los de doação é atentar-se ao estado de preservação deles. Assim, você garante que sua decoração será não apenas bonita, mas também funcional e versátil, já que quanto melhor a qualidade dos seus caixotes e pallets, mais peso eles conseguirão suportar. 

A aparência diz muito sobre seu estado de conservação! Portanto, procure adquirir pallets e caixotes sem muitas manchas e marcas e preste atenção se há umidade neles. Madeiras mais claras e lisas indicam produtos mais novos e bem cuidados.

Depois de escolhidos, lembre-se de lixar as madeiras antes de começar a decorar, seja pintando ou envernizando. Dessa forma, você evita que farpas acabem saindo e eventualmente machucando os dedos de alguém.

Exemplos de decoração com pallets e caixotes

1. Áreas externas

Os pallets e caixotes são ótimos para a criação de jardins verticais, ambientes de descanso ao ar livre, sofás para varandas e até mesmo espreguiçadeiras e balanços:

2. Salas de estar

Nos ambientes comuns da casa como salas de estar e de jantar, é possível utilizar pallets e caixotes para criar sofás, mesas de centro, nichos presos às paredes, suportes e racks de TV e muito mais!

3. Quartos

Nos quartos, eles podem ser utilizados como camas, escrivaninhas, estantes, nichos, closets, criados-mudos etc. É só dar asas à imaginação e começar a criar!

4. Banheiros

Nos banheiros, as possibilidades são um pouco reduzidas pelo tamanho do ambiente, mas o que não significa não poder utilizá-los. É possível fazer nichos, apoios para revistas e itens de higiene e o que mais sua imaginação e espaço permitirem 🙂

E aí, o que achou das inspirações de decoração com pallets e caixotes? Se você se interessa por consumo consciente e decoração, não se esqueça de continuar acompanhando nosso blog para mais dicas como essa!

Author

Sou fascinada pelo universo da decoração e organização da casa - as duas andam juntinhas. Adoro um bom papo com café no fim da tarde e como boa mineira não dispenso um pão de queijo. Amo ver séries novas, principalmente as que são comédias ou sitcoms. Acompanho sempre a vogue e blogs de decoração.

Write A Comment