Um dos maiores desejos de todo cozinheiro amador, as panelas antiaderentes são itens que facilitam bastante o dia a dia na cozinha.

Impedindo que os alimentos grudem no fundo, graças ao seu revestimento resistente feito de teflon, elas também são ótimas escolhas para quem deseja cozinhar de maneira mais saudável, já que dispensam o uso de grandes quantidades de óleo. 

Porém, por ter essa função antiaderente, esse tipo de panela é mais sensível e exige atenção especial durante sua limpeza para que não risque e perca essa função rapidamente. 

Quer saber quais cuidados tomar para manter suas panelas antiaderentes bonitas e funcionais por bastante tempo? Então veja nossas dicas a seguir!

1. Antes do primeiro uso, faça o processo de cura

É essencial fazer o que chamamos de processo de cura das panelas, antes mesmo do primeiro uso. Esse processo é feito para preparar as panelas e ajudar a conservar sua camada antiaderente. Portanto, nada de pular esse passo, ok? 🙂 

O processo é simples:

  1. Retire as etiquetas da panela, lave-as com água morna e seque bem;
  2. Com um pano macio, papel toalha ou pincel, passe um pouco de óleo (pode ser de qualquer tipo!) por toda a superfície antiaderente;
  3. Deixe-a esquentar no fogo baixo por 2 minutos; 
  4. Espere esfriar naturalmente. Em hipótese alguma lave-as ainda quentes, pois isso pode estragar o teflon;
  5. Lave e seque novamente.

Após esse processo, suas panelas já estarão prontas para serem usadas!

2. Não utilize produtos abrasivos na limpeza

No dia a dia, a regra é clara: não utilizar produtos abrasivos, como produtos de limpeza muito fortes ou esponjas de aço, já que esses produtos acabam danificando e removendo o teflon gradualmente. 

A forma mais indicada de limpeza das panelas antiaderentes é com detergente neutro, água e esponjas macias (utilize o lado amarelo da esponja, nunca o verde), fazendo movimentos suaves e circulares para reduzir ao máximo o possível dano à superfície.

3. Não corte alimentos dentro das panelas

Uma das maneiras mais comuns de tirar a eficácia do teflon das panelas antiaderentes são com arranhões e fissuras. Portanto, evite cortar alimentos dentro das panelas e frigideiras para evitar o contato de superfícies cortantes com elas. 

4. Utilize utensílios de materiais macios

Como dito anteriormente, os arranhões são grandes inimigos das panelas antiaderentes! Por isso, ao cozinhar ou retirar alimentos delas, prefira utilizar colheres e espátulas de materiais como silicone ou plástico, ao invés das mais comuns, geralmente feitas de metal. 

5. Utilize bicarbonato para remover alimentos grudados

Sim, as panelas antiaderentes são melhores que as comuns em relação aos alimentos que grudam no fundo, mas nada é perfeito, não é mesmo? Então, não fique chateado quando uma fritura ou outra acabar grudando na sua frigideira, e muito menos pense em esfregar uma palha de aço ou um garfo no teflon!

O mais indicado, nesse caso, é utilizar uma solução de bicarbonato de sódio com água, deixando-a de molho na panela por 20 minutos, aproximadamente. Com ela, a sujeira irá “derreter” e a remoção se tornará bem mais fácil.

6. Remova o excesso de gordura com vinagre

Caso sua receita resulte em gordura acumulada na sua panela, não se preocupe: você pode dissolvê-la com uma mistura de vinagre e água quente. É só deixar a panela de molho nessa mistura e lavar depois 😉

7. Por fim, tenha cuidado ao guardá-las

Não se esqueça de guardar suas panelas com bastante cuidado, pois elas também podem acabar arranhando dentro do armário. Para evitar essa situação, você pode colocar uma folha de papel toalha ou algum paninho entre suas panelas, evitando que suas superfícies estejam em contato direto umas com as outras. 

Além disso, não guarde garfos, facas ou outros itens cortantes/de metal junto delas.

O que achou das dicas de como limpar suas panelas antiaderentes? Se elas foram úteis para você, fique de olho no blog da UmHelp! Nossa equipe está sempre trazendo dicas importantes para manter sua casa limpa e arrumada, do jeito que você ama <3 Até a próxima!

Author

Sou fascinada pelo universo da decoração e organização da casa - as duas andam juntinhas. Adoro um bom papo com café no fim da tarde e como boa mineira não dispenso um pão de queijo. Amo ver séries novas, principalmente as que são comédias ou sitcoms. Acompanho sempre a vogue e blogs de decoração.

Write A Comment