Se você já se perguntou o porquê de alguns países orientais como o Japão, por exemplo, aderirem ao costume milenar de retirar os sapatos antes de entrar em casa, hoje vamos te explicar por que essa prática também pode fazer sentido para o seu lar 🙂

Além do significado místico do costume, que se baseia na ideia de não contaminar o ambiente com energias impuras vindas do lado de fora, não utilizar sapatos dentro de espaços fechados também é sinônimo de uma preocupação com a higiene do local. 

Principalmente agora, em tempos de pandemia do novo coronavírus, a limpeza dos ambientes deve ser feita com mais cuidado do que o normal, e muito tem se discutido sobre o contágio pelas roupas e sapatos. Mas será mesmo necessário não usar os sapatos dentro de casa? Continue lendo e descubra por que é bom evitar:

O coronavírus pode entrar em casa pelos sapatos

Evite colocar os sapatos nos móveis de casa

Por ser um vírus novo, ainda é difícil dizer com 100% de certeza quais são suas chances de contágio por roupas e sapatos, por exemplo. Mas, de acordo com especialistas no assunto, o vírus foi encontrado nas solas de sapatos de profissionais de saúde chineses, o que significa que eles podem sim entrar na nossa casa se pisarmos em locais contaminados. 

O contágio, no entanto, é pouco provável para adultos, já que precisaríamos levar as mãos na sola do sapato e, depois, até a boca ou olhos para ser contaminado. Muito difícil, não é mesmo? Mas essa situação se torna imaginável quando existem crianças em casa, principalmente as que engatinham e brincam no chão. 

Nesse caso, desinfetar os sapatos e deixá-los do lado de fora de casa, além de contribuir para a higiene em geral, ainda impede que as crianças acabem se contaminando com o novo coronavírus, já que elas têm o costume de levar os mais variados objetos até a boca.

Germes e bactérias são fãs nº 1 das solas dos calçados

Nossos sapatos estão em contato com germes e bactérias o tempo todo

Além do coronavírus, diversos estudos já comprovaram que os germes grudam como um ímã às solas dos sapatos, desde os mais inofensivos até os mais nojentos e perigosos – incluindo coliformes fecais! E o pior é que eles são resistentes e sobrevivem tempo suficiente para chegar até nossas casas, contaminando os pisos e os tapetes.

Algumas das bactérias mais encontradas são a Klebsiella pneumonia (que causa infecção urinária); a Serratia ficaria (que causa infecção respiratória) e a E. coli (que causa problemas digestivos graves e danos nos rins). E se você pensa que apenas evitar ambientes contaminados pode impedir que você dê de cara (ou melhor dizendo, de pé) com eles, lembre-se: eles podem estar em todo lugar, inclusive na tela do seu celular!

Esse é mais um motivo para não usar sapatos em casa. Afinal, desinfetar os sapatos, pisos e tapetes todos os dias é bem mais trabalhoso do que apenas deixá-los do lado de fora, não é mesmo?

Poeiras e toxinas também acompanham os sapatos

Poeira, toxinas e sujeiras acumuladas do ambiente externo também podem vir junto dos sapatos, causando problemas para pessoas com baixa imunidade, como crianças e idosos. Além delas, pessoas com problemas respiratórios, como rinite ou asma, e as que possuem alergias, como ao pólen e a poeira, também são mais afetadas pelo uso dos calçados dentro de casa. 

Esses problemas respiratórios podem ser muito agravados com as sujeiras que os sapatos trazem para dentro de casa, principalmente se você tiver carpetes ou tapetes no piso, já que eles ajudam a acumular mais poeira do que um piso liso e exigem mais cuidado na limpeza.

Agora que você já sabe como o uso de sapatos em casa pode ser prejudicial para a higiene e a saúde da sua família, o que acha de colocar uma sapateira que seja a sua cara com um bilhetinho do lado da porta de entrada para evitar que entrem com eles? 

E se você quiser manter sua casa sempre limpinha e livre dos mais diversos germes e bactérias, pode contar com a nossa ajuda! É só pedir um help pra gente que colocamos você em contato com quem mais entende do assunto 🙂

Author

O fã #1 do Vinagre. Sempre procurando uma nova dica ou forma de limpar a casa para tornar esse processo ainda mais fácil. Nas horas vagas libero a energia com uma boa corrida e estou sempre disposto pra um bom café - ainda mais se for um expresso! Descobrindo a saúde na limpeza, um produto novo por vez.

Write A Comment