É uma delícia chegar em casa e o cachorrinho já vir correndo atrás da gente. É muito caloroso receber essas boas vindas dia após dia, todos os dias. E é uma delícia também pegar os gatinhos no colo – eles podem não vir correndo atrás da gente, como os dogs, mas ficam felizes quando chega alguém em casa para fazer companhia pra eles. 

Sim, isso tudo é uma delícia. Agora, o que NÃO É uma delícia é chegar em casa e o cheiro dos cães, dos gatos ou de qualquer outro animal de estimação chegar primeiro que eles. Mas daí muita gente se pergunta: “o que eu faço pra tirar o cheiro de gato da minha casa?”, ou ainda “o que melhora o cheiro forte dos animais de estimação em casa?”, ou “como eliminar o cheiro de cachorro do meu apê?”. 

Hoje, resolvemos trazer 5 dicas de como tirar o cheiro dos animais da casa, para você curtir seus bichinhos com a casa como deve estar: bem cheirosinha.

Dica #1: adestramento

Uma ideia que funciona para evitar que seu cachorro faça xixi em lugar inapropriado é contar com o adestramento. Pode parecer uma ideia cara: “imagina, ter que pagar para um adestrador?!”. Mas pense nisso: mandar lavar seu tapete da sala todo mês pode te custar ainda mais!

O xixi e o cocô dos cãezinhos são os principais fatores que dão mal cheiro na casa ou no apê. 

Então, cortar o mal pela raiz pode ser a saída mais eficiente do que ficar limpando diariamente as necessidades deles. E não adianta perder a cabeça, brigar, gritar, bater. A gente tem nossas necessidades, eles também 🙂 

O adestramento vai ensinar seu bichinho a fazer xixi e cocô no lugar certo, e aí pode ser na grama do seu quintal, na caixa de areia, num tapete específico pra isso. O que não dá é ficar tirando o tapete do quarto ou da sala todos os dias para lavar, não é?! 

Dica #2: repelentes naturais

Se você prefere educar seus cães a fazerem as necessidades no lugar certo, existe uma receita caseira para evitar que eles façam xixi e cocô no lugar errado. Anota aí:

  • 1 litro de álcool
  • 2 colheres (de sopa) de creme a base de cânfora
  • 100 ml de essência de citronela 

A citronela é uma planta medicinal com propriedades repelentes e é fundamental para espantar seus bichinhos dos lugares impróprios para xixi e cocô.

Para preparar a solução caseira para evitar xixi e cocô dos cachorros, coloque o álcool, a essência de citronela e, depois, o creme de cânfora em uma vasilha limpa. Misture bem os ingredientes e coloque a solução em um borrifador, espalhando por todos os lugares onde normalmente seu cachorro faz xixi. Mas fique longe do lugar que você acha ser bom como banheiro ideal. O legal dessa receita caseira pra cuidar dos animais é que ela não faz mal a eles, nem a nós, humanos.

Dica #3: higienização “das sujeiras” deles

Existem várias técnicas para diminuir o odor do xixi e cocô dos animais. 

Eliminando o cheiro de xixi

O pior inimigo aqui é o xixi. E, para combater esse mal cheiro, vamos aprender 3 receitas de como eliminar o cheiro de xixi dos animais. Anota aí:

Receita #1:

Misture 1 limão espremido e 2 colheres de sopa de bicarbonato em 1 litro de água num balde. Limpe seus ambientes normalmente, como de costume, e depois volte passando essa solução pelos espaços.

Receita #2:

Misture 1 xícara de vinagre branco com um pouco de maisena, aplique sobre a região onde o xixi foi feito e deixe agir por 3 horas. Depois desse período, remova a receitinha caseira e limpe como de costume.

Receita #3:

Misture vinagre branco com um pouco de álcool. A mesma quantidade de um e de outro. Passe essa receita no espaço do xixi e deixe secar naturalmente. O álcool evapora rapidinho, então não precisa se preocupar. Depois, limpe normalmente com uma solução de desinfetante, água e álcool.

Se quiser descobrir outras dicas de que produtos usar na limpeza da casa, não perca essa outra leitura!

Tapetes e sofás

Descubra agora como tirar o cheiro dos animais de estimação dos tapetes e do sofá. Vamos trabalhar com uma receita caseira para te ajudar nessa tarefa também. Anota aí:

  • 1 litro de água
  • ½ meio de vinagre branco (de álcool)
  • 1 colher de sopa bem cheia de bicarbonato de sódio
  • ¼ de copo de álcool líquido
  • 1 colher de sopa de amaciante de roupas

Misture tudo, coloque em um borrifador e mãos à obra! Essa solução vai higienizar os tecidos dos seus tapetes e sofás e, ainda, deixar um cheirinho de limpeza por conta do amaciante. Você vai precisar repetir essa ação sempre que perceber que o mal cheiro está de volta aos seus ambientes. Programar uma recorrência para fazer isso também é uma boa solução.

Dica #4: aromatizantes 

Mais do que eliminar o cheiro desagradável dos animais, queremos deixar a casa cheirosinha, não é?! Uma dica de como combater o cheiro dos animais é criar um aromatizante natural, com outra receita caseira facinha de fazer. Anota aí:

  • 1 litro de água
  • ¼ de um copo de álcool
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • ½ de um copo de vinagre branco
  • 1 colher de sopa de aromatizador (de sua preferência)

O aromatizador você encontra em farmácias de manipulação. Tem de baunilha, eucalipto e tantos outros! Opções não vão faltar 😉

Misture tudo em um recipiente e, depois, coloque tudo em um pote de vidro aberto, com palitos de madeira de aromatizadores – sabe esses palitinhos que vêm nos cheirinhos que compramos prontos? Então, esses mesmos! Uma dica de sucesso: mude a posição dos palitinhos todos os dias, assim o cheiro se dispersa melhor pelo ar. Mas se você achar tudo isso trabalhoso demais, pode comprar um aromatizador pronto também.

Dica #5: higiene do pet

Essa dica é a mais óbvia de todas, mas é importante lembrar: seus animais de estimação precisam de cuidados assim com a gente. Cães precisam de mais banhos que gatos, que são bem asseados e se limpam todos os dias. Seu cãozinho está com banho e tosa em dia? É importante cuidar da higiene deles não só pelo mau cheiro da casa, mas também por conta dos pelos que se soltam e acabam sujando tapetes, móveis, chãos e sofás. Ainda mais se você vive em apartamento, que precisa de cuidado adicional pelos espaços geralmente menores!

Veja aqui como lidar com animais de estimação em apartamentos.

Dica Bônus: limpeza da casa

Você é do tipo que adora dormir com o cãozinho ou com o gatinho? A gente adora também! Mas é importante descobrir como evitar o cheiro dos animais nos lençóis. Adicione uma pequena quantidade de vinagre de maçã (um potinho pequeno é o suficiente) ao sabão em pó ou líquido e lave sua roupa de cama normalmente na máquina de lavar. Essa atitude simples vai evitar o cheiro forte dos animais de estimação em sua cama.

Descubra aqui como usar o vinagre para lavar suas roupas

Além disso, é importante garantir uma frequência de limpeza da casa ou apê. Existem técnicas para combater o cheiro de animais de estimação dentro de casa, mas a técnica mais funcional de todas é deixar tudo limpinho sempre – o jeito mais eficiente de garantir um lar bem cuidado, bem limpinho e cheiroso pra você e seus bichinhos. Para isso, você pode contar com nossa ajuda sempre que precisar, seja de 2h, de 4h ou de 8h por dia. 

Vamos adorar limpar seus cantinhos pra você e, de quebra, garantir mais cuidados para seus bichinhos 😀

Author

O fã #1 do Vinagre. Sempre procurando uma nova dica ou forma de limpar a casa para tornar esse processo ainda mais fácil. Nas horas vagas libero a energia com uma boa corrida e estou sempre disposto pra um bom café - ainda mais se for um expresso! Descobrindo a saúde na limpeza, um produto novo por vez.

Write A Comment