Confessa: você já desistiu de levar pra casa uma roupa bem linda só porque ela é branca e vai amarelar rápido, não é verdade? Assim como as roupas pretas, as peças brancas são as mais versáteis e práticas para você ter no seu guarda-roupa. Mas dá um trabalhão mantê-las clarinhas, a gente sabe…

Mas calma! Hoje, a gente traz dicas de como tirar o amarelão das roupas brancas, garantindo um uso prolongado delas. Reunimos também alguns produtos que vão te ajudar na hora de descobrir como lavar roupas brancas direitinho. São dicas pra tirar o encardido e deixar essas peças novinhas em folha! Com as dicas de como cuidar das roupas brancas, você não vai mais ter medo de levá-las pra casa com você 🙂

Água Sanitária:

Este é, com certeza, o alvejante mais usado e eficaz na hora de remover manchas em roupas brancas.

Mas veja bem: a água sanitária só é recomendada para tecidos mais resistentes, tá?!

A receita para tirar o amarelado das roupas com água sanitária é simples: é só deixar a roupa de molho em um balde cheio d’água e duas tampinhas de água sanitária – use a tampinha da embalagem do próprio produto como medidor. Facinho, né?!

Ah, e não pode deixar muito tempo de molho, não, viu? Se não você pode estragar a peça. O mais adequado é entre 30 minutos e 1 hora. Depois, é só tirar a roupa do balde, lavar normalmente com água e sabão e deixar secar ao sol.

Bicarbonato de sódio:

Outro produto muito útil nos serviços de casa é o bicarbonato de sódio, que também pode ser usado como alvejante. Vamos à receita de como usar bicarbonato na limpeza das roupas: você tem que misturar 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e 1 de sal em 1 litro de água fervente. Deixa a roupa lá, por 2 horas, e, em seguida, é só lavar normal, como você já costuma fazer.

Você também pode fazer essa mistura de água quente e bicarbonato de sódio e acrescentar o sabão em pó – uma quantidade que deixe a água azul, sabe? Nesse caso, deixe a roupa de molho por cerca de 6 horas e, depois, lave normalmente.

Essas dicas também só servem para as roupas mais resistentes, ok?

Para tecidos de algodão, linho, dentre outras fibras naturais, é bom diminuir esse tempo aí. Meia hora já vai ser sucesso! 😀

Leite integral:

Sim, ele mesmo, o leite! Ele, que já foi usado para clarear até cabelo, também ajuda a tirar o amarelado das roupas brancas. O uso de leite para clarear roupas brancas é o mais recomendado nos tecidos delicados, como a seda. É bom também para as roupas antigas que ficam guardadas e amarelaram com o tempo.

A receita de como usar leite na lavagem das roupas é deixar a peça amarelada, já lavada, de molho em leite integral frio por 2 horas. Depois, é só enxaguar bem e lavar a peça outra vez.

Água oxigenada:

Uma boa estratégia dentre as opções para tirar manchas amareladas das roupas brancas são as soluções feitas com água oxigenada. É só fazer uma solução com porções iguais de água e água oxigenada, aplicar nas áreas amareladas das roupas e deixar agir por cerca de 30 minutos. 

Outra dica de como usar água oxigenada para tirar as manchas de roupas brancas é misturar 3 colheres do produto com 1/4 de xícara de sabão líquido e água. E é o mesmo esquema: aplicar e deixar agir por 30 minutos. Depois, é só fazer aquela lavagem esperta e colocar pra secar ao sol!

O poder do rosa: Vanish

Você consegue encontrar diferentes versões deste tira-manchas nas prateleiras dos mercados – e em barra, em gel, em pó. Você só precisa escolher o tipo de Vanish de acordo com suas necessidades, se é pra roupas brancas ou para peças coloridas. Infelizmente ele não é recomendado para alguns tipos de tecidos, como o veludo, a lã, o linho, o couro, entre outros. Para usar, não tem mistério: é só seguir as instruções que vêm na embalagem do produto. 

Você também encontra por aí algumas receitas com suco de limão para tirar o amarelado das roupas. Limão puro a gente não recomenda, tá? É bom evitar, porque pode deixar a roupa ainda mais amarela se não for feito com muito cuidado, além de manchar sua pele se tiver contato com o sol. E você deve ter notado que muitas dessas soluções não servem para peças com tecidos delicados, não é mesmo? Por isso, é bom evitá-lo para que a roupa branca NÃO fique amarelada! Nossa intenção é oposta a isso 😉

Como evitar as manchas!

Outra dica de como evitar o “amarelamento” das roupas brancas: terminou de usar, já coloca logo pra lavar! Não deixe a roupa muito tempo no cesto de roupas sujas. E, quando for lavar, é bom fazer uma pré-lavagem da peça com sabão de coco, esfregando, principalmente, nas axilas e na gola. Essas áreas podem amarelar mais rápido por causa do contato com o suor, desodorantes e perfumes.

Ah, e quando usar desodorantes, deixa as axilas secarem antes de colocar a camisa branca – na verdade, essa dica de cuidado com as roupas serve para peças de qualquer cor 🙂

Agora, sabe aquelas peças que ficam muito tempo guardadas e que você só usa em ocasiões especiais? É bom tirá-las do guarda-roupa de vez em quando, pra dar uma arejada e tomar um pouco de sol.

Com esses pequenos cuidados, você consegue deixar a roupa branca sem amarelar por muito mais tempo. São muitas dicas e uma delas vai combinar com você. Não vai amarelar na hora de cuidar das suas roupas, hein! 🙂 Mas se amarelar, chama a gente! Um help no cuidado das roupas sempre cai bem também.

Author

Sou fascinada pelo universo da decoração e organização da casa - as duas andam juntinhas. Adoro um bom papo com café no fim da tarde e como boa mineira não dispenso um pão de queijo. Amo ver séries novas, principalmente as que são comédias ou sitcoms. Acompanho sempre a vogue e blogs de decoração.

Write A Comment